Saiba quem é Felipe Drugovich, campeão da Fórmula 2 e piloto de teste na F1
Brasileiro assinou com a Aston Martin para ser piloto de desenvolvimento do time e vai estrear pela equipe em novembro, em Abu Dhabi
A semana começou muito bem para os brasileiros amantes do automobilismo. O paranaense Felipe Drugovich se tornou campeão da Fórmula 2 em Monza, na Itália, no último sábado(10), e nesta segunda-feira (12) foi anunciado pela Aston Martin, equipe da Fórmula 1, como piloto de desenvolvimento do time.
Drugovich fez uma excelente campanha com o carro da MP Motosports. Com 339 pontos, até agora, foram cinco vitórias nesta temporada 2022, oito no total, contando os três anos que está na Fórmula 2. Com isso, o brasileiro é o maior vencedor da categoria.
VEJA MAIS
Felipe Drugovich tem apenas 22 anos e nasceu em Maringá-PR, em 23 de maio de 2000. Tem na família referências do automobilismo. Ele é sobrinho de Oswaldo Drugovich Júnior, campeão da Fórmula Truck, e Sérgio Drugovich.
O brasileiro, também tem como referências o tricampeão de F1 Niki Lauda, o heptacampeão Lewis Hamilton e o ídolo Ayrton Senna.
Confiram um pouco da trajetória de Felipe Drugovich
Carreira
O brasileiro começou no kart com oito anos, categoria em que competiu até os 15 anos, sendo em competições nacionais e internacionais.
Em 2016, o paranaense mudou de categoria e disputou a Fórmula 4 da Alemanha. Ele conseguiu um terceiro lugar na rodada de Zandvoort, Holanda, foi seu primeiro e único pódio da temporada. Drugovich fechou o ano em quarto lugar na classificação de novatos e décimo segundo no geral, com 79,5 pontos.
A primeira vitória com monopostos de Felipe foi no MRF Challenge, na primeira temporada. Já na segunda, em 2018, Drugovich conquistou o título, somando 10 vitórias.
O brasileiro também conquistou o título do Euroformula F3 Open, com 14 vitórias em 16 corridas, e dois segundos lugares. Uma marca impressionante, que colocou o nome de Drugovich em evidência
Com isso, Felipe conseguiu vaga na FIA F3, onde correu pela equipe inglesa Carlin Racing. Na F3, o brasileiro terminou em 16°. Mas, em 2020, ele iniciou a trajetória até o título de 2022. Na Fórmula 2, Drugovich estreou pela MP Motorsport e conquistou sua primeira vitória, em Spielberg, na Áustria. No total, foram três vitórias, uma pole position e quatro pódios.
Em 2021, Drugovich não conseguiu vencer nenhuma corrida na F2, mas conquistou outros quatro pódios, com isso, o paranaense terminou o ano em 8° lugar.
Já nesta temporada, Felipe Drugovich se tornou campeão da Fórmula 2, antecipadamente, e colocou o seu nome em evidência no cenário do automobilismo mundial.
Ainda nesta temporada, em Abu Dhabi, o brasileiro fará sua estreia na Fórmula 1. Ele fará o Treino Livre 1 no carro da Aston Martin. Mesmo não sendo titular no time, agora Drugovich está mais próximo das equipes da F1 para tentar uma vaga entre os titulares.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA