'Jogos Quilombolas' reúne mais de mil participantes no distrito do Baixo-Acará
Evento esteve suspenso nos últimos dois anos, por causa da pandemia da covid-19
Após dois anos suspensos por causa da pandemia da covid-19, os Jogos Quilombolas agitaram a comunidade do Baixo-Acará, a menos de 120 km de Belém, em um evento que reuniu mais de mil pessoas, no quilombo Trindade 3. Participaram dos quatro dias de Jogos quatro comunidades: Monte Algre, São José, Trindade 1 e Trindade 3, que sagrou-se campeã desta edição.
O primeiro dia foi dedicado à cerimônia de abertura, sendo que nos três seguintes, os envolvidos se enfrentaram em diversas modalidades nas categorias masculino, feminino e veteranos. Foram promovidos pelo menos 11 esportes: futebol de campo, futebol de arena, volei, natação, tênis de mesa, maratonas, salto em distância, 100 metros rasos, ciclismo, dama e dominó.
De acordo com a organização do evento, os jogos quilombolas tem a função de incentivar a prática do esporte dentro das comunidades. Além disso, oferecer oportunidades para os quilombolas de praticarem o esporte.
O evento buscou promover a inclusão de todos, mostrar a importância do esporte para formar pessoas e retirar do mundo das drogas e da criminalidade. Durante os dias dos Jogos, também ocorreram espaços onde foram debatidos temas como o preconceito racial.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA