Devoção e adrenalina nas águas de Belém: esportistas radicais homenageiam Nossa Senhora
Procissão fluvial se torna tradição entre kitesurfistas da Região Metropolitana de Belém
As manifestações esportivas no período do Círio em Belém são importantes momentos para homenagear Nossa Senhora de Nazaré. Os kitesurfistas são um bom exemplo disso. Desde 2011, após a perda de um atleta da modalidade, eles tomam conta da orla de Icoaraci, através da Kite Romaria.
“Já estamos na décima primeira edição. A gente sai daqui da orla de Icoaraci e vai até o Ver-o-Rio. Assim como nos outros anos, o evento ocorre após o Círio Fluvial, na parte da tarde. Essa foi uma forma que encontramos para homenagear Nossa Senhora e lembrar o amigo que faleceu nessas águas para ajudar um kitesurfista”, relembrou Francisco Neto, o "Chicão".
Este ano, de acordo com Francisco, o objetivo é reunir o maior número de atletas para superar a marca anterior, que foi de 36 praticantes de kite velejando na procissão marítima.
O instrutor e mecânico de pipas de kitesurf Jefferson dos Santos, 48 anos, também não perde a procissão de fé e adrenalina às margens da Baía do Guajará. Ele vive a expectativa para velejar este ano, após paralisação por conta da pandemia. “Foi duro para todos nós passar dois anos sem homenagear a nossa santinha, mas graças a Deus as coisas estão melhorando. Esse ano vamos fazer bonito”, afirma.
Mesmo não sendo católico, Jefferson participa desse momento de devoção que se soma ao esporte. “Eu sou evangélico e sempre que faço a kite romaria, vou agradecendo tudo de bom que aconteceu comigo durante o ano”, conclui.
O kitesurf é um esporte aquático que utiliza uma pipa e uma prancha com suporte para os pés, O objetivo é “voar” e deslizar sobre a água. Serão cerca de 18 km de aventura radical e devoção com pipas coloridas a velejar pelos rios que cortam a cidade de Belém.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA