Chuvas intensas e enchentes cancelam GP da Emilia-Romagna de Fórmula 1, em Imola

Grande Prêmio seria disputado neste final de semana na Itália. Organização e FIA vão buscar nova data no calendário de provas de 2023

Pedro Cruz

As fortes chuvas que atingem a região de Imola, na Itália, causando enchentes, levaram ao cancelamento do GP da Emilia Romagna de Fórmula 1, que estava programado para o próximo fim de semana, de 19 a 21 de maio. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (17), após um pedido do vice primeiro-ministro italiano, Matteo Salvini.

"A decisão foi tomada porque não é possível realizar o evento com segurança para nossos fãs, equipes e nosso pessoal, e é a coisa certa e responsável a fazer, dada a situação enfrentada pelas cidades da região. Não seria correto colocar mais pressão sobre as autoridades locais e os serviços de emergência neste momento difícil", comunicou a categoria.

A região da Emilia-Romagna tem sofrido com chuvas intensas desde o início do mês, afetando também a cidade de Faenza, onde está localizada a sede da equipe AlphaTauri. Até o momento, oito pessoas já perderam a vida, somando-se a mais cinco óbitos registrados nos últimos dias devido às chuvas.

O Autódromo Enzo e Dino Ferrari, palco do GP, amanheceu inundado nesta quarta-feira, afetando a área de transmissão oficial da F1, assim como os paddocks da Fórmula 2 e Fórmula 3.

O circuito já havia sido evacuado na terça-feira (16) devido à previsão de chuvas fortes e ao aumento do volume do rio Santerno, que corre paralelamente à pista e foi observado com um alarmante nível de água pelos jornalistas presentes no paddock.

Os funcionários da FIA e das equipes já estavam trabalhando no local, mas foram obrigados a retornar aos hotéis após a evacuação. A região permanece em alerta vermelho do Departamento de Proteção Civil da Itália devido à previsão de ventos fortes, chuvas intensas e alto risco de inundações, além da possibilidade de deslizamentos de terra.

Corrida em Imola pode ser remarcada

A próxima etapa do calendário é o GP de Mônaco, previsto para o dia 28 de maio. O prefeito de Imola, Marco Panieri, deixou aberta a possibilidade de retomar a prova no futuro:

"Foi unanimemente decidido não realizar o GP de F1 em respeito à situação em que nos encontramos e para permitir que todos os esforços de pessoal e recursos sejam concentrados na emergência e no apoio às pessoas em dificuldade. Posteriormente, superada essa emergência, poderemos retomar o diálogo para continuar essa colaboração que nos trouxe o GP de F1 em Imola.", disse, em pronunciamento.

image Um socorrista em um carro por pessoas desaparecidas perto de um supermercado em uma área inundada em Cesena, em 17 de maio de 2023. As fortes chuvas causaram grandes inundações no centro da Itália, onde os trens foram parados e as escolas foram fechadas em muitas cidades enquanto as pessoas estavam pediram para deixar o andar térreo de suas casas e evitar sair. (Alessandro SERRANO / AFP)

Confira o comunicado na íntegra:

"A comunidade da Fórmula 1 quer enviar seus pensamentos às pessoas e comunidades afetadas pelos recentes acontecimentos na região da Emilia-Romagna. Também queremos prestar homenagem ao trabalho dos serviços de emergência que estão fazendo tudo o que podem para ajudar os necessitados. Após discussões entre a Fórmula 1, o Presidente da FIA, as autoridades competentes, incluindo os Ministros relevantes, o Presidente do Automóvel Clube da Itália e o Presidente da Região da Emilia Romagna, a decisão foi tomada porque não é possível realizar o evento com segurança para nossos fãs, as equipes e nosso pessoal, e é a coisa certa e responsável a fazer, dada a situação enfrentada pelas cidades da região. Não seria correto colocar mais pressão sobre as autoridades locais e os serviços de emergência neste momento difícil".

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES