Atletas cubanos abandonam delegação após Jogos Pan-Americanos e pedem asilo no Chile

Governo chileno confirmou que os atletas teriam iniciado processo para pedir refúgio, após cortarem contato com autoridades de Cuba

Andréia Santana
fonte

Sete atletas cubanos abandonaram a delegação do país no Chile, após o fim dos Jogos Pan-Americanos. De acordo com a imprensa do país, os atletas teriam iniciado processo para pedir asilo ou refúgio, informação confirmada pelo governo chileno.  

Mijail Bonito, advogado dos atletas, confirmou a informação em entrevista à AFP. “São sete atletas, seis mulheres e um homem, que vão pedir refúgio, ou asilo, e isso é algo que vamos determinar no decorrer do dia de hoje”, disse. 

As seis mulheres seriam jogadoras da equipe de hóquei, que deixaram a delegação após perder a disputa pelo quinto lugar, e o homem não teve a modalidade revelada. O grupo cortou as comunicações com as autoridades cubanas após deixar as acomodações. 

VEJA MAIS

image Pan-Americanos 2023: Brasil conquista medalhas de ouro e prata em ginástica rítmica; vídeo
Ginastas brasileiras disputam final de maças e fitas neste sábado (04), em Santiago


image Vitória histórica: Seleção Feminina de rugby conquista medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos
Após quatro anos de espera, as Yaras derrotam a Colômbia por 45 a 0 e igualam o resultado obtido em Toronto 2015


image Cachorro invade prova e acompanha atletas na final do Triatlo Feminino no Pan 2023; vídeo
Inusitado visitante de quatro patas surpreendeu competidoras durante o trecho de ciclismo


 

Os atletas têm visto para permanecer no país até o próximo domingo (12), mas estariam sem seus passaportes, que foram retidos por seus dirigentes esportivos assim que chegaram ao Chile. Após o dia 12, caso não consigam se tornar refugiados, estarão em situação de ilegalidade. 

A crise econômica em Cuba seria um dos principais motivos dos atletas terem desertado. Nos últimos dois anos, o país enfrenta um êxodo em massa, principalmente de jovens, e cerca de 187 atletas de alto rendimento já teriam deixado o país, afetando o esporte nacional. 

Durante a participação no Pan de Santiago, a delegação cubana conquistou 69 medalhas, sendo 30 de ouro, 22 de prata e 17 de bronze, terminando a competição com a quinta colocação geral no quadro de medalhas. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Mais Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM MAIS ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES