CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Time indígena do Pará enfrenta a Seleção Brasileira de futebol e é goleado; saiba detalhes

Mesmo com resultado negativo, a equipe indígena paraense fez história, mais uma vez com a participação na competição

Aila Beatriz Inete
fonte

A equipe sub-15 do time indígena Gavião Kyikatejê viveu outro momento histórico da sua existência. O clube estreou na Copa 2 de Julho contra a Seleção Brasileira na última terça-feira (2), em Salvador, no estádio Pituaçu. O resultado não foi positivo para a equipe paraense, que foi derrotada por 6 a 0. 

Os gols do time de base da seleção foram marcados por Davi Pena, Vinicius Rocha, Danylo, João Vitor, Zabarelli e Kauã Daniel. Com isso, a equipe brasileira saiu na frente e é líder do grupo A.

VEJA MAIS 

image Com mais equipes, Gavião Kyikatejê quer ampliar representatividade indígena no futebol do Pará
No Dia dos Povos Indígenas, presidente do clube, Zeca Gavião, diz que luta para inscrever times masculino, feminino e de base no calendário da FPF em 2024.

image Primeiro time indígena do país agora tem o primeiro técnico de futebol com formação superior; veja
Além de cacique, Zeca Gavião é técnico do Gavião Kyikatejê e concluiu formação em nível superior voltada a profissionais do futebol, estando devidamente licenciado para ser treinar e formar atletas

A Copa 2 de Julho é uma homenagem à independência da Bahia e é uma das competições mais populares entre as equipes de bases promovidas pela Federação Baiana de Futebol (FBF). 

image Equipe participa pela primeira vez da competição (Mauricia Da Matta/CBF)

Nas redes sociais, o time comemorou a estreia na competição e destacou que foi mais uma conquista histórica para o clube, que foi o primeiro time totalmente indígena a chegar na elite do futebol paraense. 

"02.07.2024, dia histórico para nossa garotada. Infelizmente, a vitória não veio, mas a satisfação de poder estar em Salvador–BA e participar da Copa 2 de julho pela primeira vez, ser recebido com muito respeito, carinho e de estrear já contra a Seleção Brasileira sub-15 na primeira rodada foi enorme", escreveu a equipe no Instagram. 

 

O jogo 

A partida da Copa 2 de Julho é dividida em dois tempos de 30 minutos e não 45 como é no profissional. E a Seleção Brasileira dominou os períodos sem muita dificuldade. O primeiro gol foi marcado logo no início, com Davi Pena, que converteu um pênalti a favor do Brasil. 

Aos 17 minutos, Vinicius Rocha recebeu passe de João Vitor e mandou para o fundo do gol. Aos 27 minutos da primeira etapa, Danylo fez jogada com Richard e marcou o terceiro da equipe brasileira. 

Na volta do intervalo, após dar assistência, João Vitor fez o dele e o quarto gol do Brasil aos sete minutos do segundo tempo. Mesmo vencendo com folgas e sem reação da equipe do Gavião, o time brasileiro não deixou de atacar e foi para cima. Zabarelli fez mais um de pênalti e Kauã Daniel fechou a goleada de 6 a 0 para a Seleção Brasileira. 

Agenda

No segundo jogo do Brasil, contra o Santanópolis-BA, no Pituaçu, nesta quarta-feira (3), a equipe repetiu o placar de 6 a 0 e venceu a segunda no torneio. Com isso, a Seleção se isola na liderança da chave. O próximo jogo é contra o Atlético-MG. 

Já o Gavião Kyikatejê voltou a campo também manhã desta quarta-feira para enfrentar o Atlético-MG, que venceu o Eunápolis por 5 a 0 na estreia. Na partida, o time paraense acabou levando a virada e perdeu por 2 a 1. Na última rodada da fase de grupos, a equipe vai encarar o Santanópolis-BA. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES