UEFA: Final da atual Champions League não será mais disputada na Rússia
Por meio de comunicado, UEFA confirma transferência da final da Champions para o Stade de France, em Paris
Os últimos dois dias de conflitos entre Rússia e Ucrânia, no leste da Europa, já fizeram a Uefa mudar o local da final da atual edição da Liga dos Campeões (Champions League). Previamente marcada para ser disputada na Gazprom Arena, em São Petersburgo, na Rússia, a grande decisão foi deslocada para o Stade de France, em Paris, no dia 28 de maio.
A decisão foi formalizada pela entidade máxima do futebol europeu na manhã desta sexta-feira, após reunião do Comitê Executivo da Uefa. A divulgação se deu por meio de um comunicado.
"A Uefa deseja expressar os seus agradecimentos e apreço ao Presidente da França, Emmanuel Macron, pelo seu apoio pessoal e empenho em transferir o jogo de futebol europeu de maior prestígio para a França num momento de crise sem precedentes. Juntamente com o governo francês, a Uefa apoiará totalmente os esforços de várias partes interessadas para garantir o resgate de jogadores de futebol e suas famílias na Ucrânia que enfrentam terríveis sofrimentos humanos, destruição e desalojamentos", confirmou a Uefa.
A reunião ainda estipulou que, a partir de agora, clubes e seleções de Rússia e Ucrânia deverão obrigatoriamente mandar seus jogos em campos neutros.
"O Comitê Executivo da Uefa decidiu ainda permanecer de prontidão para convocar novas reuniões extraordinárias, regularmente sempre que necessário, para reavaliar a situação legal e factual à medida que evolui e adotar novas decisões conforme necessário", conclui o comunicado.
A última final da Champions em Paris foi disputada na temporada 2005/2006, em 17 de maio. O Barcelona venceu o Arsenal por 2 a 1, com gol do brasileiro Belletti, e conquistou o seu segundo título da competição.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA