TJD-PA anula partida entre Tuna e Cabanos no Sub-17 e Paysandu avança às semifinais da competição

Justiça entendeu que houve manipulação no resultado de partida da última rodada da segunda fase do torneio. Tuna informou que vai recorrer.

Caio Maia
fonte

O Tribunal de Justiça Desportiva (TJD-PA) decidiu na última segunda-feira (19) anular a partida entre Tuna e Cabanos, pelo Campeonato Paraense Sub-17. Com a anulação, a Gloriosa, que havia se classificado às semifinais do torneio, foi eliminada. Quem ficou com a vaga foi o Paysandu, clube melhor colocado depois da Águia Guerreira, que havia pedido a impugnação do jogo na Justiça Desportiva.

VEJA MAIS

image TJD-PA define data de julgamento que pode anular partida entre Tuna e Cabanos pelo Sub-17
Dependendo da decisão da corte, os rumos do torneio podem ser alterados.

image Santa Rosa Sub-17 elimina do Remo e está na final do Campeonato Paraense
Equipe formada por garotos da cidade de Marapanim venceu o time visitante por 1 a 0, no estádio Araujão

image Paysandu se posiciona sobre suspeita de manipulação de resultados no Sub-17: ‘crime’
Parte das semifinais do torneio foi suspensa por determinação do TJD-PA.

Na decisão do TJD, os magistrados entenderam que houve claros indícios de manipulação no resultado do jogo entre Tuna e Cabanos, pela última rodada da segunda fase do torneio. A partida, realizada no dia 29 de novembro, a Gloriosa venceu por 11 a 0 e desclassificou o Paysandu da competição.

No entanto, logo após a partida, membros do Cabanos deixaram claro que "entregaram" o resultado para o adversário. Prints de conversas de celular afirmaram que o clube favoreceu, propositalmente, a classificação da Tuna. As manifestações estão no perfil do Instagram do Corinthians Marambaia, clube amador de Belém que cede jogadores ao Cabanos. Em um grupo de WhatsApp, um funcionário da entidade avisa aos responsáveis dos jogadores que o jogo havia sido "entregado". Além disso, há três dias, a equipe fez um post sobre o final do Parazão Sub-17 e disse que "escolheu" quem iria passar de fase.

Dada essas provas, a Justiça Desportiva decidiu anular a partida entre Tuna e Cabanos. Dessa forma, os pontos conquistados pela Lusa, que seriam fundamentais para a classificação, foram retirados, e o Paysandu, clube melhor colocado, garantiu a vaga nas semifinais.

A Federação Paraense de Futebol (FPF) ainda não se pronunciou sobre o caso, mas deve divulgar a nova tabela da competição em breve. O Papão, agora semifinalista, encara o Castanhal, líder do Grupo A da competição.

Tuna questiona decisão

Logo após a decisão, o departamento jurídico da Tuna Luso se posicionou contrário ao entendimento dos magistrados. Segundo a advogada Victória Branco, a Gloriosa deve recorrer da sentença seja no pleno do TJD ou no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

"Vamos fazer o possível e impossível para reverter algo como essa decisão, que é totalmente incabível. Nós sabemos que a anulação de uma partida não é uma prática comum no mundo do futebol, justamente por conta do princípio da estabilidade das competições. Inclusive reforço que vários jogos nos quais foram comprovadas manipulações dos resultados não foram anulados. É lamentável vivenciar uma decisão dessa, no qual o clube que menos deveria sofrer com esse processo ser o maior penalizado", explicou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES