MENU

BUSCA

Remo recua, mas outros clubes entram na Justiça contra o aumento de estrangeiros no Parazão

Santa Rosa, Bragantino e Capitão Poço encabeçam ação contra a Federação Paraense de Futebol (FPF).

Caio Maia

Três clubes do Campeonato Paraense protocolaram, nesta quinta-feira (16), um mandado de garantia no Tribunal de Justiça Desportiva do Pará (TJD-PA) solicitando a redução do número de jogadores estrangeiros permitidos por equipe no Parazão. Santa Rosa, Bragantino e Capitão Poço assinaram o documento, enquanto o Remo, que inicialmente apoiava a ação, decidiu não participar.

WhatsApp: saiba tudo sobre o Remo

A medida ocorre dois dias após a Federação Paraense de Futebol (FPF) confirmar o aumento no limite de estrangeiros por partida. Antes, o Regulamento Geral de Competições (RGC) previa até cinco atletas de fora do país por jogo, mas o novo limite passou a ser de nove, em conformidade com o padrão adotado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

VEJA MAIS

Santa Rosa, Remo e outros clubes entrarão no TJD contra aumento de estrangeiros no Parazão
Número de atletas de fora do país permitido saltou de cinco para nove

FPF confirma mudança no número de estrangeiros previsto no regulamento do Parazão
Paysandu é o principal afetado pela decisão, já que o clube é o que possui o maior número de atletas de outros países

Paysandu contrata volante paraguaio e agora possui seis estrangeiros no elenco; veja a lista
Papão fechou a contratação do volante paraguaio Ramón Marínez, que estava no Olímpia-PAR

De acordo com informações apuradas pelo Núcleo de Esportes de O Liberal, os clubes contestam a falta de consulta prévia antes da alteração. No Campeonato Brasileiro, a CBF havia ampliado o limite para nove estrangeiros em 2024, mas após acordo com as equipes durante um Conselho Técnico, o que não teria ocorrido no caso da decisão da FPF.

Na última quarta-feira (15), Santa Rosa, Bragantino e Remo manifestaram preocupação com a decisão. Santa Rosa e Bragantino destacaram que a mudança foi feita sem a devida consulta, contrariando o processo de deliberação tradicional. O Remo, por sua vez, declarou que ainda avaliava a situação antes de desistir de apoiar o mandado.

O Paysandu surge como principal beneficiado pela nova regra. O clube bicolor tem investido pesadamente em jogadores estrangeiros desde a última temporada. Em 2024, já contratou seis atletas: o meia equatoriano Joseph Espinoza, os atacantes Pedro Delvalle, do Paraguai, e Matías Cavalleri, do Chile, e o volante paraguaio Ramón Martínez, além de manter o argentino Benjamin Borasi e o uruguaio Yeferson Quintana, remanescentes do último ciclo.

O Campeonato Paraense tem início neste sábado (18) com o confronto entre Remo e São Francisco, às 18h, no Estádio Mangueirão.

Futebol