Regulamento, participantes e torneio paralelo: tudo o que você precisa saber sobre o Parazão 2025
A competição inicia neste sábado (18) com o confronto entre Clube do Remo e São Francisco, no Mangueirão
O Campeonato Paraense está de volta! Neste sábado (18) a bola rola para a primeiras partida de um dos campeonatos estaduais mais antigos do Brasil. Ao todo, 12 equipes brigam pelo título da 113ª edição do torneio, que tem fórmula de disputa parecida com a adotada em anos anteriores.
Segundo o regulamento do Parazão, aprovado pelos clubes no congresso técnico da competição, que foi realizado no mês de dezembro, em Salinópolis, as 12 equipes participantes do torneio foram divididas em três grupos. Na primeira fase, cada clube enfrenta, apenas em jogos de ida, adversários que de outras chaves, totalizando oito partidas. Confira:
Grupo A
- Paysandu
- São Francisco
- Cametá
- Caeté
Grupo B
- Remo
- Castanhal
- Independente
- Bragantino
Grupo C
- Paysandu
- Santa Rosa
- Águia de Marabá
- Capitão Poço
Formato de disputa
A composição dos grupos se deu por meio de sorteio público, realizado na reunião do Conselho Técnico/Pré-Conselho Arbitral do Campeonato, em 07 de dezembro de 2024. Posteriormente, se classificam à segunda fase as oito melhores equipes da classificação geral. Além disso, as duas piores equipes serão rebaixadas para a Segunda Divisão estadual de 2025.
Na fase classificatória, os clubes de um grupo jogarão contra todos os clubes dos outros grupos em turno único, em um total de 8 (oito) partidas para cada partícipe. Além disso, os clubes participantes farão 4 (quatro) partidas na condição de mandante e 4 (quatro) partidas na condição de visitante, resultando, ao final das 8 (oito) rodadas, na Classificação Geral da fase.
Outro ponto acordado entre os clubes é que todos os jogos da última rodada da fase classificatória deverão ser simultâneos, exceto os que não estiverem relacionados
com situações classificação para a fase seguinte ou rebaixamento. Já a etapa final do torneio será disputada em formato mata-mata, no formato de cruzamento olímpico. Ou seja, o melhor colocado enfrenta o oitavo, o segundo enfrenta o sétimo e assim sucessivamente.
As quartas de final será eliminatória e disputada pelos 08 (oito) clubes classificados na fase classificatória, divididos em 4 (quatro) grupos, com 2 (dois) clubes cada, que jogarão partida única dentro do respectivo grupo. Os confrontos das quartas serão divididos em grupos D, E, F e G e se darão da seguinte forma:
GRUPO D
- 1ª Colocado – Classificação Geral
- 8ª Colocado – Classificação Geral
GRUPO E
- 2ª Colocado – Classificação Geral
- 7ª Colocado – Classificação Geral
GRUPO F
- 3ª Colocado – Classificação Geral
- 6ª Colocado – Classificação Geral
GRUPO G
- 4ª Colocado – Classificação Geral
- 5ª Colocado – Classificação Geral
VEJA MAIS
Ainda nas quartas, o mando de campo da partida será definido pela classificação geral até então obtida pelos clubes integrantes de cada grupo. Estarão classificados para semifinal os 04 (quatro) clubes que somarem o maior número de pontos ganhos ao final do confronto do seu respectivo grupo. Os quatro clubes que não avançarem de fase, ou seja, aqueles que se classificarem entre o 5º e 8º lugares na classificação geral do campeonato, se classificam para a Copa Grão-Pará 2025.
A fase semifinal da competição será eliminatória e disputada pelos 4 (quatro) Clubes classificados na fase anterior, divididos em 2 (dois) grupos com 2 (dois) clubes cada, que jogarão partida única dentro do respectivo grupo. Neste momento, os confrontos serão divididos em grupos H e I e se darão da seguinte forma:
GRUPO H
- Vencedor do Grupo D;
- Vencedor do Grupo G.
GRUPO I
- Vencedor do Grupo E;
- Vencedor do Grupo F.
Assim, estarão classificados para a fase final os clubes que somarem o maior número de pontos ganhos ao final do confronto no seu respectivo grupo. Os dois clubes que não avançarem de fase, ou seja, aqueles que se classificarem entre o 3º e 4º lugares na classificação geral do Campeonato Paraense se classificam para a Copa Grão-Pará 2025, conforme o regulamento daquela competição.
A fase final será disputada pelos 2 (dois) clubes vencedores dos confrontos da seminal, divididos em 1 (um) grupo, que jogarão 02 (duas) partidas em sistema de ida e volta, pelos seguintes grupos:
- Vencedor do Grupo H;
- Vencedor do Grupo I.
O Clube que somar mais pontos no confronto final será declarado Campeão do Campeonato Paraense de Futebol.
Novos participantes
Com as quedas de Canaã e Tapajós no ano passado, duas novas equipes subiram à Primeira Divisão do Parazão. As novidades são: Independente e Capitão Poço. As equipes decidiram a última edição da Série B1 do Campeonato Paraense, a Segundinha. Na final, o o Galo Elétrico bateu o adversário por 2 a 1 e se sagrou campeão do torneio.
VEJA MAIS
Torneio paralelo
Desde o ano passado, os clubes que disputam o Campeonato Paraense também terão a oportunidade de participar de um outro torneio: a Copa Grão-Pará. A nova competição ocorre paralelamente ao estadual, coloca frente a frente as equipes eliminadas na fase de mata-mata. O campeão vai garantir uma vaga na Copa do Brasil de 2026.
A Copa Grão-Pará conta com uma semifinal entre as quatro equipes desclassificadas nas quartas de final do Parazão. Em seguida, as equipes vencedoras desses duelos enfrentam as eliminadas na semifinal do Parazão, numa espécie de cruzamento entre competições. A partir disso, os vitoriosos se enfrentam numa final, que dará vaga na Copa do Brasil do ano seguinte.
O torneio já estava previsto no calendário da FPF, mas ainda em formato "piloto", de testes, em 2024. No entanto, os planos foram antecipados pela Federação, usando como base uma mudança na Lei Geral do Esporte (LGE), que determina mudanças nas leis trabalhistas do esporte, liberdade de expressão, discriminação e financiamento de programas esportivos. Além disso, o texto dá permissão para que entidades possam mudar o regulamento de competições ano a ano, o que antes era proibido.
Primeira rodada
Sábado, 18 de janeiro
- Remo x São Francisco - 18h - Mangueirão
Domingo, 19 de janeiro
- Castanhal x Caeté - 9h30 - Ninho do Japiim
- Tuna Luso x Bragantino - 10h - Souza
- Santa Rosa x Independente - 10h - Ipixunão
- Cametá x Águia de Marabá - 17h - Parque do Bacurau
- Paysandu x Capitão Poço - 17h - Curuzu