Projeto social proporciona esporte e lazer para crianças e adolescentes em Vila da Barca
O Projeto Mais Infância Vila Da Barca existe há quatro anos e atende cerca de 150 jovens
Com o objetivo de proporcionar mais recreação para as crianças e adolescentes da comunidade de Vila da Barca, em 2017 o projeto social Mais Infância Vila da Barca (Amigos da Praça) nasceu. Depois de quatro anos, a iniciativa leva esporte e recreação para cerca de 150 jovens da comunidade.
Trabalhando com o esporte, cultura, lazer, educação e cidadania, o projeto é também um meio de acolhimento. "(Quando foi criado), era para tentar mudar a realidade de vulnerabilidade da comunidade, para que as nossas crianças e jovens não se encaminhem para o mundo da marginalização. Hoje, fico muito feliz em dizer que está dando certo”, afirma a coordenadora Cassia Cardoso.
Com a ajuda de voluntários o projeto se mantém em pé, estimulando a prática de vários esportes. Mas por conta da pandemia, as atividades estão voltadas para o futebol de campo e salão.
A equipe de futebol da Vila da Barca está participando da I Copa da Favela, campeonato social que acontece em Ananindeua, na categoria sub-16, que conta com jovens com idades de até 16 anos. Cassia explica, que era para o projeto ter outras categorias no torneio, mas manter o time e o projeto gera muitos gastos.
“Toda semana, a gente tem que pagar campo, condução, água, essas coisas, que são custos. E na realidade, era para estar (na competição), o sub-12, sub14 e sub-16, mas como não tínhamos condições financeiras para que os outros dois também estivessem, nós optamos só pelo sub-16”, relata a coordenadora, que tem um grande apreço pelo projeto.
Para manter a equipe na competição, a iniciativa conta com doações, que podem ser feitas através do pix 91 98149-2274 (Caciandra de Souza Cardoso).
(Aila Beatriz Inete, estagiária, sob supervisão de Pedro Cruz, coordenador do Núcleo de Esportes)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA