CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Paysandu, Remo e Tuna participam de campanha contra o trabalho infantil

Ação será retratada em desfile da escola de samba da Matinha, em Belém

Fábio Will
fonte

Samba, carnaval e futebol são combinações que o brasileiro - em via de regra - não abre mão. Em Belém, o envolvimento recebeu um aliado de peso e por uma boa causa: a luta contra o trabalho infantil. Desde 2014, a Comissão de Combate ao Trabalho Infantil da Justiça do Trabalho mantém parcerias com a Federação Paraense de Futebol, além de clubes da capital e também da cidade de Santarém. Em 2018, foi escolhido o bairro de Fátima, em Belém, para desenvolver ações de enfrentamento ao trabalho infantil e a Escola de Samba da Matinha se tornou parceira e levará para a avenida os três maiores clubes da capital: Paysandu, Remo e Tuna Luso.

Ao todo são 500 crianças, adolescentes e jovens envolvidas no projeto realizado pela Escola de Samba e os parceiros do Comissão de Combate ao Trabalho Infantil. Visando diminuir os números de crianças em situações de risco, a Matinha levará para a avenida o enredo “No ninho da coruja, a criança e o adolescente têm direito de sonhar”. Para ganhar força, Remo, Paysandu e Tuna terão uma ala no desfile com uma fantasia, mostrando que o futebol é uma das maiores paixões das crianças e jovens. Em conversa com a equipe integrada de OLiberal.com, a Juíza Vanilza Malcher, que é uma das compositoras do samba-enredo da Matinha ao lado de Odmar do Banjo e Kabeça do Táxi, comemorou a parceria e disse ter tido uma resposta positiva dos pais de crianças e jovens do bairro.

“É um programa onde desenvolvemos vários projetos e um deles é o do Ninho da coruja sem trabalho infantil. O retorno social para aquela comunidade já está sendo sentido nas ruas, casas, na vizinhança, pois temos recebidos relatos de pessoas do bairro no sentido positivo do projeto, por estarmos ocupando deforma útil as crianças e adolescentes por meio de palestras, oficinas, cursos e atividades esportivas e do programa aprendiz legal. E tudo isso só é possível , porque contamos com o apoio de nossos parceiros do programa do TRT 8”, comentou

Para a Juíza Vanilza Malcher, os dados de crianças e adolescentes em situação de risco em relação ao trabalho infantil no Pará reduziu e espera que os novos dados tenham uma resposta ainda mais satisfatória.  “Quando entramos na luta contra o trabalho infantil, o Pará, segundo dados do IBGE-PNAD, apontava a existência de 224 mil crianças e adolescentes em situação de trabalho irregular. Hoje, o dado que temos ainda é o de 2016, que aponta uma redução para 168 mil. Estamos confiantes de obter em breve a boa notícia de que esse número reduziu ainda mais, pois em nosso Estado são muitas as instituições e pessoas voluntárias, no enfrentamento desse problema, por entenderem que ele também é, na origem, um dos grandes responsáveis pelo elevado índice de evasão escolar e de violência que vivenciamos”, disse.

O desfile será no dia 23 de fevereiro, durante o desfile do carnaval 2019 e uma ala do desfile será voltada para o futebol chamada “Bolas a rolar – desenvolvimento pelo esporte”, que terá uma fantasia com as cores do Paysandu, Remo e Tuna, além de outros significados

“A ala possui um amplo significado: bola, um dos brinquedos mais queridos das crianças; futebol, paixão de inúmeras crianças e adolescentes; cores azul marinho, azul celeste e verde bandeira, união entre os três maiores clubes esportivos do estado do Pará na luta contra o trabalho infantil: e cor branca, paz que deve reinar entre as torcidas, geralmente integrada por jovens”, disse. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES