Jornalistas esportivos do Grupo Liberal opinam sobre o time é favorito ao título no Parazão 2025

Além disso, profissionais opinaram também sobre quais times podem ser as surpresas e decepções no campeonato

Andréia Santana
fonte

O Campeonato Paraense 2025 começa neste sábado (18/01), abrindo oficialmente o calendário do futebol no estado. Entre figuras novas e já conhecidas, 12 times disputam o título de campeão paraense, entre eles Remo e Paysandu, que protagonizam a competição com sua histórica rivalidade.

Em busca de um panorama do Parazão, jornalistas esportivos do Grupo Liberal opinaram sobre o campeonato, apontando o favorito ao título, além dos times que podem surpreender ou decepcionar na competição. Entre eles, o atual campeão Paysandu foi destacado como o grande favorito a levantar a taça.

Para o colunista e jornalista Carlos Ferreira, Remo e Paysandu estão no páreo como favoritos ao título, enquanto o estreante Capitão Poço pode surpreender. Já o Águia de Marabá tem chances de decepcionar sua torcida.

“Obviamente, Remo e Paysandu são os ‘favoritões’. Eu vejo potencial nos elencos, uma igualdade entre os dois. No entanto, a questão que pode fazer diferença são os estrangeiros. O Paysandu tem meia dúzia de estrangeiros, basicamente jogadores de meio-campo, um setor fundamental. Esses jogadores vão precisar de um tempo de adaptação: alguns conseguem isso mais rápido, outros demoram mais, e isso pode fazer diferença. Mas, em termos de potencial e possibilidades, Remo e Paysandu estão no mesmo nível”, disse.

“A surpresa pode ser o Capitão Poço, que está estreando. O que o Capitão Poço tem de diferente? O entusiasmo de um estreante. Diferente de outros estreantes, o time tem o apoio de uma cidade muito disposta a impulsionar a equipe. Então, pelo potencial do município e pelo envolvimento, acredito que o time tem condições de ser uma surpresa muito agradável. Por outro lado, quem corre o risco de ser uma decepção é o Águia de Marabá, que ousou muito na mudança de elenco, trazendo jogadores que estão atuando pela primeira vez no futebol paraense, além de um técnico que também não conhece bem a nossa realidade. Embora isso não signifique necessariamente que não vá dar certo, é uma transformação arriscada, e o tempo nos dirá o resultado”, completou.

WhatsApp: saiba tudo sobre o Paysandu

Para o repórter Bruno Amâncio, a dupla Re-Pa também sai na frente, mas o Paysandu é o favorito. “Remo e Paysandu são os favoritos, como sempre, mas penso que o Papão tem ido levemente melhor no mercado da bola e pode ficar com o título novamente. Para mim, a surpresa deve ser o Santa Rosa, que montou um time com jogadores bem conhecidos do estado e pode dar liga. Por outro lado, acredito que o Cametá pode decepcionar, mesmo tendo um bom técnico no comando. O Mapará é sempre uma incógnita”, declarou.

VEJA MAIS

image Guia do Parazão 2025: Veja a análise dos favoritos ao título, Copa do Brasil, Série D e rebaixamento
Núcleo de Esportes de O Liberal elaborou uma análise detalhada sobre as expectativas para o torneio.


image Parazão 2025: conheça os jogadores mais velhos do Campeonato Paraense
Entre os jogadores mais velhos do Campeonato Paraense está o goleiro Vinícius, que estreia no Bragantino com 40 anos


image Em parceria com empresa de tecnologia, FPF lança o Parazão de ‘Carbono Neutro da Amazônia’
O Campeonato Paraense de futebol 2025 será o primeiro em adotar o conceito "Carbono neutro", projeto feito pela FPF em parceria com a empresa GPX Tecnologia


 

Para os jornalistas do núcleo de esportes de O Liberal, Aila Beatriz Inete e Caio Maia, o Paysandu é o grande favorito, enquanto Santa Rosa e Bragantino podem surpreender no desempenho, e Águia de Marabá e São Francisco podem decepcionar suas torcidas.

“Acredito que o Paysandu seja o grande favorito ao título desta temporada, e esse favoritismo deve se confirmar. A equipe parece um pouco mais entrosada, além de ser o atual campeão. Em relação às surpresas, acho que o Santa Rosa pode surpreender e chegar a uma semifinal, por exemplo. No momento, eu apostaria que o Águia de Marabá será a grande decepção deste ano. Após o título em 2023 e as campanhas na Copa do Brasil, o time se perdeu na Série D, não conseguiu os resultados esperados e, para esta temporada, não parece ter um projeto forte”, disse Aila.

WhatsApp: saiba tudo sobre o Remo

“Apesar de enxergar o Remo com um elenco badalado e jogadores com passagem recente pela Série A, o Paysandu se apresenta como favorito. As contratações bicolores têm mais rodagem recente e podem estar mais ‘prontas’ para o início da temporada. Os azulinos, no entanto, ainda possuem importantes pilares da campanha de acesso à Série B, em 2024, que, se bem organizados, podem render mais do que o esperado”, afirmou Caio.

“A possível surpresa da competição deve ser o Bragantino. Com Vinícius, ídolo do Remo, o clube pode conquistar uma vaga em competições nacionais, seja pelo Parazão ou pela Copa Grão-Pará. Já o São Francisco, com um planejamento afetado pelos torneios da CBF, pode pagar caro por essa indefinição. Com pouco tempo para organizar o elenco, o Leão Santareno ainda está se estruturando para o estadual e pode ser a grande decepção do torneio”, completou.

Fábio Will acredita que a rivalidade entre Remo e Paysandu acirrará a disputa pela taça.

“A temporada 2025 é a mais diferente que já vi. Contratações fortes, salários altos, estrangeiros ‘invadindo Belém’ e os dois clubes na Série B, após 19 anos. Esse contexto contribuiu muito para que jogadores experientes, com rodagem no cenário nacional, aceitassem os convites de Remo e Paysandu. O Parazão, que antes não era tão valorizado [tirando a eterna rivalidade da dupla Re-Pa], ganhou status de Copa do Mundo para os dois maiores clubes do estado. A briga será entre eles, com o Paysandu levando vantagem sobre o Remo por ter mantido 11 jogadores de uma temporada para outra, enquanto o clube azulino manteve apenas seis. O Remo entra no Parazão pressionado por não vencer a competição desde 2022 e por ter visto seu rival ampliar a vantagem de títulos. Isso acaba dando ao Paysandu mais tranquilidade na disputa do Estadual. Penso que o clube bicolor tem uma ligeira vantagem e pode conquistar o bicampeonato em 2025”, finalizou.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES