FPF diz que não vai divulgar datas das quartas Segundinha até julgamento de 'caso Lukinha'
Partida entre Parauapebas e Esmac, válida pelas oitavas da competição, foi suspensa por possível escalação irregular do meia.
A Federação Paraense de Futebol (FPF) divulgou uma nota na tarde desta sexta-feira (7) informando que ainda não vai definir as datas para os confrontos das quartas de final da Série B do Campeonato Paraense, a Segundinha. De acordo com a entidade, os duelos pela segunda fase de mata-matas da competição só serão anunciados após o julgamento do caso do meia Lukinha, que suspendeu a partida entre Parauapebas e Esmac.
Na nota, a FPF disse que mesmo que a decisão do Tribunal de Justiça do Pará (TJD-PA) fale a respeito apenas da partida entre Parauapebas e Esmac, esse duelo interfere no cruzamento da fase seguinte. A Federação finaliza o comunicado classificado como "inaceitável" o atraso da competição, que foi provocado pela Justiça.
VEJA MAIS
Entenda o caso
O confronto entre Parauapebas e Esmac, marcado para a quinta-feira (13), foi suspenso pelo TJD-PA após a corte alegar uma suposta irregularidade na escalação do meia-atacante Lukinhas, do Parauapebas. De acordo com a decisão, caso fique comprovado que o atleta estava irregular, o Parauapebas pode ter a “perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória”, além de uma multa que varia entre R$ 100 e R$ 100 mil.
Conforme o noticiado, o tribunal acatou a denúncia sobre a irregularidade do atleta, que não cumpriu suspensão de quatro jogos. Todavia, por meio de seus representantes jurídicos, no dia 30 de agosto o jogador alegou que a pena teria sido convertida em doação de cestas básicas e doação de sangue. No entanto, o próprio jogador, que na época não estava no Parauapebas, não apresentou provas de que havia cumprido a pena.
Veja a nota da FPF na íntegra
Em virtude da decisão liminar exarada nos autos do processo nº 135/2022, que determinou a suspensão da partida entre PARAUAPEBAS F.C. e ESMAC, válida pela fase de oitavas de finais do Campeonato Paraense – Série B/2022, a Federação Paraense de Futebol informa que os confrontos da fase de quartas de finais somente serão confirmados após o julgamento da denúncia em questão pelo Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol do Estado do Pará.
A decisão liminar concedida pelo Presidente do TJD/PA, mesmo se limitando a suspender a partida acima indicada, impacta no cruzamento da fase seguinte, uma vez que a pontuação geral dos participantes, conforme disposto no art. 7º, §3º, do REC, é o critério definidor.
A FPF lamenta que, mais uma vez, uma competição oficial, protegida pelo Princípio pro competitione, consagrado no art. 2º, XVII, do CBJD, que garante a “prevalência, continuidade e estabilidade das competições”, foi afetada, mesmo de forma indireta, e provocará um inaceitável atraso em sua programação.
A Diretoria Jurídica da FPF atuará em defesa da competição e na prevalência dos Princípios que regem o Direito Desportivo Brasileiro.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA