FPF afasta árbitro após denúncias de suposta manipulação de resultado em jogo da Segundinha; veja
Medida foi tomada pela presidência da entidade; árbitro Marco José Soares de Almeida atuou na partida entre Santa Rosa e Vila Rica, pelas quartas de final da Segundinha
A Comissão de Arbitragem da Federação Paraense de Futebol (FPF/PA) resolveu afastar preventivamente o árbitro Marco José Soares de Almeida, após chegar ao conhecimento da entidade denúncias sobre uma suposta interferência no resultado da partida entre Vila Rica e Santa Rosa, na segunda rodada das quartas de final da Série B estadual.
O caso foi levado à entidade pelo Vila Rica, representado pelo advogado Marco Antônio Pina e, segundo ele, uma conversa entre o árbitro e um repórter esportivo da capital paraense comprova um suposto interesse em favorecer a classificação do Vila Rica, que acabou derrotado nos dois jogos da chave, por 2 a 1 e 1 a 0. Marco trabalhou no segundo jogo.
"Ontem eu fui contactado pelo Fred Carvalho, consultor e investidor do Vila Rica, me colocando uma situação que aconteceu na terça passada, antes do jogo entre Vila Rica e Santa Rosa, onde um repórter esportivo o procurou, dizendo que conhecia o árbitro da partida, que é o Marco José", explica Marco Antônio.
SAIBA MAIS
Segundo ele, a conversa fluiu para um possível acerto, mas com a recusa do dirigente do Vila Rica, não houve andamento. "Ele (Fred) ainda deu corda para o repórter, mas não houve o pedido de dinheiro. Ele me passou o caso e vamos registrar um Boletim de Ocorrência na Dioe. Vamos entregar o áudio para que seja periciada e depois vamos peticionar na FPF além de uma notícia de infração no TJD/PA".
FPF responde
O corpo jurídico do Vila Rica levou o caso até a Comissão de Arbitragem da FPF, que se manifestou imediatamente, decidindo pela suspensão do árbitro e a instalação de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD), até que haja a resolução total do impasse, que poderia paralisar o campeonato, atualmente na fase semifinal. A decisão foi motivada pela junção inicial de provas, que ainda serão acrescidas de novos indícios.
"Considerando a necessidade de adotar medidas preventivas que garantam a
imparcialidade e conduta proba dos membros do quadro de arbitragem, a FPF resolve determinar a instauração do Processo Administrativo Disciplinar (PAD) em desfavor
do Sr. Marco José Soares de Almeida", diz o documento.
Para investigar as denúncias, a federação resolveu também nomear os membros da Comissão Processante, formada para tocar os trabalhos. Fazem parte o advogado André Cavalcante, Diretor Jurídico da FPF; José Ângelo Miranda, Diretor Executivo da FPF, e Del Filho, Diretor de Competições. Veja o documento assinado pelo presidente Ricardo Gluck Paul
Santa Rosa
A outra equipe arrolada na denúncia, o Santa Rosa preferiu não se manifestar sobre as alegações. "De acordo com as informações que chegaram a público nesta quarta-feira, 02, o Santa Rosa informa que não compactua com qualquer tipo de manipulação de resultados. Registramos que, tomamos conhecimento, via redes sociais, das denúncias do Vila Rica, adversário eliminado nas quartas de final do Campeonato Paraense da Série B, em face do árbitro da última partida".
"O Santa Rosa informa que não tem a ver com a denúncia, e aguardamos a apuração da FPF-PA. Em caso de acusação leviana dirigida ao Santa Rosa, o clube, através do seu departamento jurídico tomará as devidas providências via justiça. Informamos ainda que, nosso elenco está concentrado para a semifinal da competição, com o primeiro jogo nesta quinta-feira, 03".
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA