Copa Verde 2025: CBF deve informar calendário nas próximas semanas; regulamento segue indefinido

A 12ª edição da Copa Verde pode passar por mudanças, porém, assunto ainda é debatido pela CBF

Fábio Will
fonte

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário do futebol brasileiro de 2025, sem as Copas Verde e do Nordeste. As competições de caráter regionais, devem ter seus calendários divulgados nas próximas semanas, de acordo com uma fonte interna da Federação Paraense de Futebol (FPF), consultada pelo O Liberal.

A Copa Verde faz parte do futebol calendário do futebol nacional desde 2014. A competição que já deu vagas diretas na Copa Sul-Americana, perdeu força com o passar dos anos, não conseguiu mais premiar seu campeão com vaga em competições internacionais e a falta de incentivo e premiação, fez com que ano após ano, vários clubes, muitos deles tradicionais, desistissem de jogar o torneio, que atualmente dá ao campeão uma vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil do ano seguinte.

VEJA MAIS

image Com futuro indefinido, classificados para a Copa Verde de 2025 aguardam a CBF; veja os participantes
A possível mudança no formato da competição pode ser um novo atrativo para as equipes que já estão garantidas, mas não confirmadas na próxima edição

image Remo fora da Copa Verde 2025? Presidente discute participação azulina e cita falta de atrativos
Presidente Tonhão deixou claro que está sendo estudada a participação do Remo na Copa Verde

image Copa Verde pode sofrer alterações em 2025; Remo e Paysandu se posicionam
Mudanças devem ocorrer tanto no modelo de disputa quanto na premiação.

O intuito da CBF é que o calendário da Copa Verde saia do papel nos próximos 15/20 dias, o mesmo ocorrendo com a Copa do Nordeste. Possíveis mudanças no formato de disputa da Copa Verde foram tema de debate, principalmente entre os clubes, que não enxergam tanta vantagem em colocar seus atletas em campo, já que o retorno financeiro fica aquém das tradições das agremiações, porém, ao que tudo indica, correntes dentro da CBF, não quer que tenham mudanças na fórmula de disputa da Copa Verde. O martelo sobre o regulamento da competição ainda não foi batido.

image Taça da Copa Verde deste ano, levantada pelo Paysandu (Staff Images / CBF)

O futebol paraense é o que mais vezes venceu a Copa Verde. São cinco taças conquistadas, uma com o Remo (2021) e quatro pelo Paysandu (2016, 2018, 2022 e 2024), com o Papão defendendo o título no ano que vem. Em todas as edições da Copa Verde, sempre um clube paraense esteve na final.

Para a temporada 2025, o Remo, clube que já levantou a taça da competição, estuda não participar da Copa Vede. Esse assunto é discutido internamente pelos dirigentes e comissão técnica, que querem com que o torneio seja mais atrativo aos clubes e também com um novo formato de disputa.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES