CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Clubes gaúchos retomam rotinas de treinos após paralisação por inundações no Rio Grande do Sul

O Grêmio ficou, ao todo, 15 dias parado e voltou a treinar em 17 de maio, no CT do Corinthians, em São Paulo

Rafael Oliveira / Agência O Globo
fonte

 A semana é marcante para o futebol brasileiro. Ela marca o retorno dos primeiros times gaúchos às competições após as chuvas que abalaram o Rio Grande do Sul. Um recomeço carregado pelo sentimento de esperança, mas também por incertezas. Como estarão as equipes técnica, física e mentalmente após praticamente um mês sem atuar é uma incógnita. Nesta quarta-feira, o Grêmio começará a saber diante do The Strongest-BOL, no Couto Pereira, pela Libertadores. Mas a resposta será conhecida aos poucos.

O Grêmio ficou, ao todo, 15 dias parado. Voltou a treinar em 17 de maio, já no CT do Corinthians, em São Paulo. Sua última partida foi em 30 de abril.

Já o Inter passou 12 dias sem treinos e 30 sem jogar. Retornou em 14 de maio. Primeiro, nas instalações de uma universidade em Porto Alegre. Depois, mudou para um resort na cidade de Itu-SP.

O Juventude foi o único que continuou em suas instalações, menos afetadas pela chuva. Mas está há 31 dias sem jogar. Só voltará a campo no sábado, contra o Fluminense, no Rio.

O que não faltou no período foram alertas dos clubes gaúchos sobre o prejuízo sofrido por eles, já que os concorrentes seguiram com suas atividades. Mas o máximo que conseguiram foi suspender duas rodadas do Brasileiro.

- Treino é treino, jogo é jogo. O ritmo de jogo é muito diferente do de treino - afirmou o atacante Lucas Barbosa, do Juventude, que fez jogos-treino para minimizar o período sem competitividade. - Treinar com alvo é bem diferente de treinar sem um alvo.

VEJA MAIS

image Grêmio se reapresenta em São Paulo após 15 dias parado e sem seis titulares
Os trabalhos aconteceram em dois turnos no CT do Corinthians; pela manhã, os jogadores foram a campo, e à tarde, ficaram na academia.


image Com tragédia no RS, Grêmio, Inter e Juventude deixam futebol de lado para focar em ajudar vítimas
Clubes tiveram os jogos adiados por conta das enchentes no estado


image CBF adia oficialmente jogos de futebol, de todas as divisões, no Rio Grande do Sul
Em nota, a entidade declarou que os jogos de todas as divisões do futebol e com os times gaúchos como visitantes, previstos para ocorrer até o dia 27 de maio, estão adiados


 

Os prejuízos técnico e tático estão entre as preocupações. Ao contrário da parte física, dependem da rotina de jogos. Envolvem repetição, tentativa e erro e um contexto de competitividade.

- A parte puramente física talvez seja o mais simples. Eles perdem, mas não demais. De alguma forma, a equipe de preparação física e fisiologia manteve contato diário com os atletas no período sem treinos e passou treinamentos para eles fazerem em casa ou no prédio - explicou ao GLOBO Marcelo Martorelli, ex-preparador físico do Flamengo que atuou no clube por 28 anos:

- Dá para melhorar a parte física treinando integralmente todos os dias. Mas e a técnica e tática? Porque o treinador precisa de tempo. E nada se iguala aos jogos.

Outra preocupação é quanto ao aspecto psicológico. Foram comuns relatos de atletas sobre a dificuldade de ter o foco no trabalho em meio à tragédia. Para o psicólogo e doutor Rodrigo Pieri, membro da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte, os clubes precisam estar atentos à resposta emocional dos envolvidos não só nestes primeiros jogos, mas no dia a dia.

- Um trabalho interessante a ser feito é ficar atento a essa pluralidade de reações. Como cada um lidou, foi atravessado e está respondendo a essa situação que, apesar de ser no Rio Grande do Sul, atravessa todo o país. Temos atletas que jogam fora do Estado com famílias lá. E temos atletas que estão lá, mas que as famílias estão distantes. E ficar atento de forma contínua, não momentânea. Até porque as reações podem ser em momentos diferentes. Não necessariamente imediatamente depois.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Futebol
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM FUTEBOL

MAIS LIDAS EM ESPORTES