MENU

BUSCA

2ª edição do Futfeiras reúne 'boleiros' e trabalhadores das feiras livres de Belém

O torneio chegou ao fim nesta quarta-feira, com a grande final entre feira do Porto da Palha contra a Feira da Providência, que levou a melhor e sagrou-se campeã da edição de 2023

Luiz Guilherme Ramos

Durante pouco mais de um mês, os trabalhadores das feiras livres da capital paraense viveram momentos de descontração e alegria, com a realização do segundo Futfeiras, torneio de futebol que reúne equipes formadas exclusivamente pelos feirantes. A grande final aconteceu na tarde desta quarta-feira, entre Porto da Palha e Providência, que venceu por 3 a 1 e garantiu o primeiro título, justamente contra o campeão do ano de 2022. 

Ao todo, 12 equipes se inscreveram, sob a coordenação do Instituto Ver-o-Peso, que esteve presente na grande final, realizada em uma arena de futebol society no bairro da Condor. Para o presidente do instituto, o sucesso do evento foi garantido e muito se deve ao esforço dos próprios trabalhadores, em desfrutar de momentos de lazer, onde o esporte e a integração fazem a diferença.

"Esse é o segundo campeonato de feiras de Belém. São 12 equipes participantes e hoje temos a grande final, entre Providência e Porto da Palha. A expectativa é muito grande, pois tivemos um excelente campeonato, que proporciona neste momento uma grande confraternização e para essa categoria que troca o dia pela noite, para servir nossos meses. É uma categoria que merece muito e isso reflete na qualidade de vida de cada um". comenta Mário Lima.

SAIBA MAIS

Verde Ver-O-Peso será encenada na maior feira livre do Brasil
Peça paraense mais antiga em cartaz será apresentada para os feirantes no dia do aniversário do cartão postal de Belém


Fotolivro do Ver-o-Peso quer mostrar todos os ângulos da maior feira de Belém
Projeto de financiamento coletiva quer captar recursos para o lançamento de um fotolivro sobre a feira livre


 

A partida teve início às 16 horas e contou com um grande número de torcedores e simpatizantes do esporte. Em campo, Providência e Porto da Palha fizeram um jogo parelho, que só foi decidido na etapa complementar, onde saíram os quatro gols da partida, vencida ao final pelo Providência, pelo placar de 3 a 1, superando o favoritismo adversário, que foi o primeiro campeão do torneio, realizado desde o ano de 2022. 

A realização do evento contou com o apoio de diversas entidades, além de patrocínio do Banpará e Governo do Estado. Para o coordenador do Futfeiras, o evento superou todas as expectativas. "Nesse momento a gente só tem a agradecer, principalmente ao Instituto Ver-o-Peso, à Diretoria de Feiras e Mercados, na figura do Didi do Ver-o-peso. Nossos perspectivas foram todas alcançadas de forma brilhante. Conseguimos trabalhar todas as equipes em sistemas de rodadas diferenciadas e , principalmente, conseguimos que o  campeonato abraçasse todos os feirantes. Juntamente com todos os patrocinadores, governo do estado, fizemos algo que ficará marcado no coração", acrescente. 

imageTroféus e medalhas foram distribuídos aos finalistas. (Carmen Helena / O Liberal)

Participaram do torneio as seguintes feiras da capital: Ver-O-Peso, Entroncamento, Jurunas, Cremação, Guamá, Terra Firme, 25, Providência, Porto de Palha, Pedreira, Barreiro e São Brás. Diferente do ano anterior, quando foi disputado em sistema de mata-mata, este ano as equipes foram dispostas em três rodadas de jogos, com as oito primeiras classificadas para a fase final. Por fim, o diretor de Feiras e Mercados de Belém, "Didi do Ver-Po-Peso", agradeceu pela oportunidade dada aos trabalhadores. 

"Esse trabalho foi no sentido de integrar, conhecer todos os feirantes. Hoje tivemos essa disputa entre duas feiras distantes. Eles se integram e se conhecem. Isso aqui não é rivalidade, é integração, pois o feirante precisa ter um momento exclusivo de lazer e o futebol é o que eles gostam. A nossa vontade é trazer municípios do interior para que todo o estado esteja integrado", completa. 

Futebol