Franceses do Chelsea dão unfollow em Enzo Fernández e criticam argentino: ‘Racismo desinibido’

Clube inglês abriu um processo interno contra o jogador, que se desculpou nas redes sociais

Estadão Conteúdo
fonte

O cântico racista entoado por jogadores da seleção argentina, e transmitido por Enzo Fernández no Instagram, contra a França não foi bem recebido pelos atletas franceses que compõem o elenco do Chelsea, equipe em que o volante atua.

Em seu perfil no X, o antigo Twitter, o zagueiro Wesley Fofana repostou o vídeo que mostra o momento em que a música é cantada durante a celebração do título da Copa América 2024 e comentou: "racismo desinibido".

Fofana, em conjunto com os franceses Axel Disasi e Malo Gusto, também deixou de seguir Fernandéz no Instagram. Segundo a imprensa europeia, a participação do volante argentino na polêmica desagradou boa parte do elenco do clube de Londres.

VEJA MAIS 

image Enzo Fernández se desculpa por cantos racistas após vitória da Argentina na Copa América
Jogador foi denunciado pela Federação Francesa de Futebol após vídeo do jogador repercutir nas redes sociais

image Jogadores argentinos cantam música racista em comemoração ao título da Copa América
A cena ocorreu dentro do ônibus que os levou de volta ao hotel após a vitória sobre a Colômbia

Na madrugada da última segunda-feira, o meio-campista transmitia a festa da seleção albiceleste em seu perfil no Instagram quando seus companheiros começaram a reproduzir a canção que se popularizou na Copa do Mundo do Catar.

"Eles jogam pela França/mas são de Angola/que bom que eles vão correr/se relacionam com travestis/a mãe deles é nigeriana/o pai deles cambojano/mas no passaporte: francês", afirma a música. Ao perceber o que estava sendo cantado, o jogador do Chelsea alertou os colegas de que estava ao vivo e fechou a live na rede social.

O grito faz referência a ancestralidade dos jogadores franceses, visto que muitos são filhos de imigrantes, e ao boato de que o atacante Kylian Mbappé já se relacionou amorosamente com uma mulher trans, a modelo Inès Rau.

O vídeo viralizou nas redes sociais e chocou boa parte do mundo futebolístico. Nesta terça-feira, a Federação Francesa de Futebol anunciou que entrará com uma ação na Fifa contra os jogadores da Argentina. Amélie Oudea-Castera, ministra francesa de esportes, repudiou o ocorrido. "Patético. Um comportamento ainda mais inaceitável se for repetido. Fifa, alguma reação?", indagou a política.

Além dos unfollows, o Chelsea também se manifestou e condenou a postura do jogador. O clube também afirmou que abriu um processo interno disciplinar contra o atleta. 

Após a repercursão negativa, Enzo Fernández se desculpou pela atitude e disse que o momento não representava "suas crenças e nem seu caráter". 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES