Fórmula 1: Lewis Hamilton diz que teve título roubado em 2021

No GP de Abu Dhabi, o prêmio foi conquistado pelo piloto holandês Max Verstappen (RBR); FIA alega “erro humano”

Lívia Ximenes
fonte

Após três anos, Lewis Hamilton afirma que teve o título roubado no Campeonato Mundial de Fórmula 1 de 2021. O piloto, atualmente da Mercedes, diz que “está em paz” com o ocorrido, mas ainda sente quando vê vídeos da corrida do GP de Abu Dhabi, O título ficou com o holandês Max Verstappen, piloto da RBR.

VEJA MAIS

image Toto Wolff diz que Verstappen é a prioridade para a Mercedes em 2025: ‘Precisa acontecer’
O piloto holandês é cotado para ocupar a vaga de Lewis Hamilton, que vai para a Ferrari no próximo ano

image RB vai usar jovem promessa em treino em Suzuka e terá dois pilotos japoneses na pista
A equipe RB anunciou nesta terça-feira que usará o jovem Ayumu Iwasa na vaga de Daniel Ricciardo no primeiro treino livre

image F1: Sainz vence GP da Austrália, com abandono de Verstappen e Hamilton; veja mais destaques
O pódio teve dobradinha da Ferrari, com Carlos Sainz e Charles Leclerc; Lando Norris, da McLaren, completou o top 3

No último Grande Prêmio da temporada, Hamilton e Verstappen estavam empatados com 369,5 pontos. Em Abu Dhabi, aquele que terminasse na frente seria o campeão. Mesmo com liderança de Hamilton, Verstappen ultrapassou o piloto britânico após decisões da direção que iam contra o regulamento e conquistou o primeiro título.

Em entrevista à GQ, Hamilton disse que o pai estava lá e foi seu apoio. “Foi roubado? Obviamente. Quero dizer, você conhece a história. Mas acho que o que foi realmente lindo naquele momento, o que tiro disso, foi que meu pai estava comigo. E passamos por essa enorme montanha-russa da vida juntos, com altos e baixos. E no dia que mais doeu, ele estava lá, e a forma como ele me criou foi sempre em pé, com a cabeça erguida”, falou.

Durante o GP de Abu Dhabi, devido a um acidente com Nicholas Latifi (da Williams, naquele ano) o safety car foi acionado. Entretanto, o carro saiu antes do momento previsto. A Federação Internacional do Automobilismo (FIA) declarou “erro humano” em relatório divulgado em março de 2022. O diretor de provas da época, Michael Masi, saiu do cargo em fevereiro de 2022.

O safety car deveria ter feito mais uma volta, mas a direção de prova chamou antes. Verstappen foi aos boxes e trocou os pneus por macios, para se aproximar de Hamilton, que liderava a prova. Devido ao erro sobre a saída do carro de segurança, o holandês assumiu a liderança e conquistou o título.

“Se eu assistir a um clipe disso, ainda sinto. Mas estou em paz com isso. Meus fãs estavam realmente decididos em relação a isso. A princípio não consegui entender, mas percebi que não é fácil se relacionar com alguém que sempre termina em primeiro. É inspirador. Mas nunca houve uma história de superação até agora”, declarou Hamilton.

VEJA MAIS

image Ayrton Senna será homenageado em Ímola, na Itália, 30 anos de sua morte
Piloto brasileiro morreu em 1994, em San Marino, na cidade de Ímola

image Felipe Massa entra na Justiça por título de 2008 da Fórmula 1 e pede indenização; entenda
Piloto brasileiro perdeu o campeonato para Lewis Hamilton por um ponto e alega que manipulação no GP de Singapura afetou na perda do título

image Presidente da FIA é investigado por suposta tentativa de manipulação em corrida da F1, diz site
Segundo a publicação, Mohammed Ben Sulayem teria tentado anular uma punição direcionada a Fernando Alonso durante o GP da Arábia Saudita de 2023

Mesmo com protestos da Mercedes na FIA, não houve sucesso. Toto Wolff, chefe da equipe alemã, e Hamilton não participaram da premiação de 2021. A atitude do piloto gerou uma multa de 50 mil euros (cerca de R$ 271,7 mil, na cotação atual), valor direcionado a um estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica que aspirava trabalhar com automobilismo.

O próximo GP da temporada 2024 da Fórmula 1 ocorre neste final de semana, no Japão. Os treinos livres estão marcados para o dia 4 de abril, quinta-feira, às 23h30, e 5 de abril, sexta-feira, às 03h e 23h30. No sábado, 6, às 03h, ocorre a qualificação. A corrida é no domingo, 7, às 02h. Todos os horários são de Brasília.

(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão da coordenadora de Oliberal.com, Heloá Canali)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES