MENU

BUSCA

Em busca da classificação para as oitavas da Libertadores, Flamengo recebe o Millonarios no Maracanã

Time carioca precisa vencer para avançar na competição

João Pedro Fragoso / Agência Globo

Talvez o fato de estar entre os clubes de maior poderio financeiro do continente, ter um dos melhores elencos ou ter chegado à final da Libertadores em três das últimas cinco edições, com dois títulos, tenha feito o torcedor do Flamengo ficar mal-acostumado. No entanto, se engana quem acha que o cenário do jogo desta terça-feira (28), às 21h, contra o Millonarios-COL, no Maracanã, que o rubro-negro precisa vencer para garantir a classificação para as oitavas de final sem depender de outro resultado, é atípico. Até mesmo para os elevados parâmetros do clube. 

De 2019 para cá, são seis edições de Libertadores. Em três delas, ou 50%, o Flamengo fechou a quinta rodada já classificado. Nas outras três, chegou à última rodada precisando do resultado para passar da fase de grupos. Na noite desta terça, o time de Tite praticamente garante uma vaga nas oitavas com uma vitória simples, já que, com o mesmo número de pontos do Palestino-CHI, tem sete gols a mais de saldo. 

VEJA MAIS 

Romário e Marcos Braz, vice-presidente do Flamengo, são alvos de investigação do STF por corrupção
Caso teria ocorrido entre 2015 e 2016, quando Braz estava atuando na Secretaria Municipal de Esportes do Rio de Janeiro por indicação de Romário

Julgamento do caso de doping de Gabigol, do Flamengo, é marcado na Suíça 
Jogador do Flamengo foi acusado de tentativa de fraude no exame antidoping no último ano

Flamengo negocia retorno do atacante Michael ao time, diz site
Um amigo do jogador informou que Michael está procurando apartamento para morar no Rio

 Além disso, há também a chance de se classificar em primeiro. Para isso, precisará vencer e contar com uma vitória dos chilenos contra o Bolívar-BOL, na altitude de La Paz, o que é improvável. 

Por ironia do destino, a última vez em que o Flamengo se viu em uma posição parecida com a atual - mais dífil, até - foi justamente no ano mágico de 2019. Na ocasião, o rubro-negro chegou à última rodada precisando de um empate fora de casa contra o Peñarol, para o qual tinha perdido no Maracanã por 1 a 0. 

Comandada por Abel Braga, a equipe até conseguiu, mas com requintes de crueldade. Com um a menos após a expulsão de Pará no segundo tempo, o Flamengo se defendeu como pôde e garantiu o 0 a 0 que o levou às oitavas de final contra o Emelec, já com Jorge Jesus. 

Na tumultuada temporada passada, com Jorge Sampaoli no comando, a equipe chegou à sexta rodada na segunda colocação, em busca de um empate em casa para avançar. Conseguiu até mais, pois venceu o Aucas por 4 a 0, mas, como passou em segundo, teve que decidir o mata-mata fora de casa e foi eliminado pelo Olímpia, do Paraguai. 

Agora, com Tite, o ambiente está menos conturbado. O que não esconde o fato de que, depois de um jogo fraco contra o frágil Amazonas, o Flamengo precisa, mais do que vencer para passar de fase, reencontrar o bom futebol. Nas últimas partidas, o treinador parece ter encontrado um equilíbrio tático, principalmente nos jogos em casa, mas ainda assim alguns jogadores têm deixado a desejar. 

Uma boa notícia para o treinador é o retorno do volante Pulgar. Recuperado de lesão no tornozelo esquerdo, o chileno pode iniciar a partida como titular no lugar que vem sendo ocupado por Allan. Além disso, De La Cruz, substituído na partida contra o Amazonas, pela Copa do Brasil, devido a dores no joelho direito, não teve lesão detectada e também está apto para o jogo. 

Assim, o Flamengo pode ter em campo seu "quarteto mágico" de meio-campistas depois de quase quatro meses. A última vez em que a dupla Arrascaeta, Gerson e os citados Pulgar e De la Cruz iniciaram um jogo como titulares foi no dia 7 de fevereiro, na vitória por 1 a 0 sobre o Botafogo no Campeonato Carioca. Desde então, os quatro foram utilizados juntos apenas duas vezes, por 16 minutos contra o Atlético-GO e mais 17 contra o Palmeiras, ambas as partidas pelo Brasileirão. 

 Por outro lado, a defesa do Flamengo não deve contar com Fabrício Bruno. Praticamente vendido para o West Ham, da Inglaterra, o zagueiro deve ficar no banco. Assim, a dupla de zaga titular deve ser formada pelos reservas Léo Ortiz e David Luiz, já que Léo Pereira ainda se recupera de lesão no músculo posterior da coxa esquerda. 

Flamengo x Millonarios: 

Flamengo: Rossi, Varela, David Luiz, Léo Ortiz e Ayrton Lucas; Pulgar, De La Cruz, Arrascaeta e Gerson; Éverton Cebolinha e Pedro. Técnico: Tite. 

Millonarios: Montero, Alfonzo, Vargas, Moreno Paz e Arias; Pereira, Giraldo, Rodríguez, Silva e Ruiz; Carvajal Granados. 

Técnico: Alberto Gamero 

Local: Maracanã . 

Horário: 21h. 

Árbitro: Facundo Tello (ARG). 

Transmissão: ESPN, Star + e Rádio CBN. 

Esportes