Atleta paraense vence pan-americano de karatê sub-12

Giulia Petra Santos ganhou primeiro torneio internacional de kata em Santiago, no Chile

Fabrício Queiroz
fonte

A carateca Giulia Petra Santos, 12, venceu nesta sexta-feira (11) o torneio pan-americano de karaté JKA, na modalidade kata sub-12 para as faixas do roxo ao preto, realizado na cidade de Santiago, capital do Chile. Nessa modalidade os atletas exibem os principais movimentos de ataque e defesa dessa arte marcial.  A vitória veio após a paraense derrotar a chilena Lhia Manzano.

Em maio deste ano, Giulia já havia conquistado o campeonato brasileiro realizado na cidade de Arujá (SP), o que lhe garantiu a convocação para a delegação do país na competição, sendo a única paraense da categoria sub-12.

VEJA MAIS

image Delegação paraense garante 19 medalhas de ouro em torneio mundial de karatê; veja o quadro completo
Além dos ouros, equipe angariou mais 27 pratas e 23 bronzes na competição, que contou com atletas de 18 países

image Após sair do UFC, paraense Bruno Souza acerta com nova organização
'The Tiger', como é conhecido, vai lutar no 'Karate Combat' a partir do dia 27 de agosto

image Em nova fase na carreira, paraense Bruno Souza estreia no Karate Combat neste sábado (27)
Combate será contra o polonês Maciej Tercjank, em Orlando, na Flórida

A atleta conta que começou a praticar o esporte com 7 anos e desde então já vislumbrava uma carreira nas artes marciais. “Eu estou treinando a bastante tempo e essa conquista era uma coisa eu já tinha como meta. Desde maio eu comecei uma preparação mais intensa com acompanhamento de fisioterapeuta e médicos”, relata Giulia, que não esconde a satisfação com a vitória.

“Como era algo que tinha muito decidido na minha cabeça, eu tinha essa mentalidade de que era possível. A sensação é de uma gratidão muito grande por ver que meu esforço deu certo. Foi algo muito importante e que me dá motivação para continuar”, acrescenta a carateca, que já planeja os próximos passos da carreira. No próximo ano, ela deve participar do torneio regional e nacional novamente e tem como objetivo ser convocada para o campeonato mundial da modalidade que será realizado em 2024 no Japão.

A vitória no primeiro torneio internacional também emocionou Milene Nobre, mãe de Giulia que acompanhou a filha na viagem. “É difícil de descrever. Eu vibrei muito porque só a gente sabe a dificuldade que foi sair do Pará e vir pro outro país por um esporte que não tem tanta visibilidade nem tanto patrocínio. Graças a Deus tivemos apoio de muita gente e do Governo. Foi muito emocionante, é uma sensação indescritível”, afirma.

Além do título pan-americano, Giulia Santos, que é faixa marrom, já foi três vezes campeã brasileira e nove vezes campeã paraense.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Esportes
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ESPORTES

MAIS LIDAS EM ESPORTES