Zerésima do sistema de totalização de votos será emitida neste sábado (26) pelo TRE do Pará

Diferentemente da zerésima das urnas eletrônicas, procedimento de véspera das Eleições demonstra que o sistema central está pronto para receber o resultado das urnas ao final do pleito

Gabriel da Mota
fonte

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) realizará, na tarde deste sábado (26/10), a cerimônia de emissão da zerésima do Sistema de Gerenciamento de Totalização (Sistot). O evento ocorrerá às 14h, no Núcleo de Atendimento ao Eleitor (CAE), localizado no bairro da Pedreira, em Belém. A cerimônia contará com a presença do presidente do TRE-PA, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, da diretora-geral do Tribunal, Nathalie Castro, e da juíza da 1ª Zona Eleitoral, Andréa Ferreira Bispo.

VEJA MAIS

image Segundo turno: Belém e Santarém terão esquema de segurança especial neste domingo (27)
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), a organização seguirá o mesmo planejamento executado durante o primeiro turno

image Apuração em Belém e Santarém: veja que horas deve sair o resultado das eleições
O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) considera, para a divulgação, os prefeitos matematicamente eleitos

image Eleições 2024: TRE inicia transporte das urnas de Belém para 2º turno
Nesta quinta (24), Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) começou distribuição das urnas que serão usadas em Icoaraci, Outeiro, Mosqueiro e Cotijuba.

A zerésima do Sistot é um relatório que confirma a ausência de votos no sistema antes do início da apuração, garantindo que nenhum candidato tenha votos registrados previamente. Este procedimento assegura a integridade do processo eleitoral, para que apenas os votos registrados nas urnas eletrônicas no dia da eleição sejam contabilizados.

Embora semelhante ao relatório emitido pelas urnas eletrônicas no início da votação, a zerésima do Sistot se refere ao sistema central que recebe os dados das urnas. Já a zerésima das urnas eletrônicas será emitida em cada seção eleitoral no domingo (27), antes do início da votação, atestando que também não há votos registrados nas máquinas de votação. Ambos os procedimentos são fundamentais para garantir a lisura do pleito.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

POLÍTICA

Aliados de Bolsonaro abrem nova frente da 'guerra do Pix' contra governo após decisão do BC

O tema da vez é a decisão do Banco Central de excluir chaves Pix de pessoas que estão com situação irregular na Receita Federal

2

POLÍTICA

Lula cobra explicação para o preço do ovo: 'Não encontrei uma galinha pedindo aumento'

O chefe de governo deu as declarações em um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) em Campo do Meio (MG)

3

8 de Janeiro

Bolsonaro pede anulação da delação de Cid e afastamento de Moraes

Defesa ainda pede julgamento de ex-presidente no plenário do STF

4

Eleição

Unimed elege novos dirigentes neste sábado (8) em meio a instabilidades na gestão

Mudanças em gestão financeira e prestação de serviço são essenciais, apontam concorrentes