Ipec: No Pará, Lula tem 44%; Bolsonaro 35% e Ciro 9%
Levantamento mostra que também no Pará a disputa pelo cargo máximo da República está polarizada
A pesquisa realizada pelo IPEC no Pará também sondou as intenções de voto dos paraenses para a disputa presidencial. No levantamento, quando considerado o cenário de pesquisa estimulada, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) registra 44% da preferência dos eleitores, enquanto 35% dos entrevistados declararam voto para o atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL).
Na terceira posição aparece Ciro Gomes (PDT), enquanto Simone Tebet (MDB) registrou 3% das intenções de voto. Soraya Thronicke (União) e Vera Lúcia (PSTU) registraram 1% das intenções de voto no levantamento. Segundo o IPEC, Pablo Marçal (PROS), Roberto Jefferson (PTB) e Eymael (DC) foram mencionados, mas não pontuaram na pesquisa. Já os nomes dos candidatos Felipe d’Avila (Novo), Léo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) constavam na lista apresentada aos entrevistados, porém, não foram citados.
VEJA MAIS
Já no cenário onde são considerados os votos válidos, excluindo os brancos, nulos e indecisos, Lula chega a 47%, enquanto Bolsonaro vai a 38%. Ciro Gomes mantém 9% e Simone Tebet chega a 4%. Soraya e Vera mantiveram 1% e não pontuaram Pablo Marçal, Roberto Jefferson e Eymael.
O Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) realizou a primeira pesquisa de intenção de voto no Pará a pedido da TV Liberal, de forma presencial, entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro. Foram entrevistados 800 eleitores em 38 municípios do Estado. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra, gerando um nível de confiança de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o protocolo Nº PA04424/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-08498/2022.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA