Pesquisa IPEC mostra que disputa ao Senado será acirrada; veja os números
Cinco candidatos despontam entre os doze nomes na disputa. Indecisos somam mais 27%
A pesquisa também confirmou a expectativa de uma disputa acirrada para a única vaga aberta nas eleições deste ano para o Senado Federal. No cenário da pesquisa estimulada, Mário Couto (PL) aparece com 15%, seguido de Beto Faro (PT) com 12% e Flexa Ribeiro (PP) com 9%. Delegado Jardel (Podemos) vem na sequência com 8% e Manoel Pioneiro (PSDB) com 7% das intenções de voto na pesquisa estimulada.
Também pontuaram no levantamento Renata Fonseca (PRTB) com 3%, Sabbá (PMB) com 2%, Professor João Santiago (PSTU) com 2% e, com 1%, Gideon (AGIR) e Paulo Castelo Branco (PROS). Elielton Lira (Avante) e Prado Sá (PV) não pontuaram no levantamento. Neste cenário, brancos e nulos somam 14% e é alto o índice de indecisos, com 27% entre aqueles que não souberam oui não responderam à pesquisa.
VEJA MAIS
Já no cenário onde são excluídos os votos brancos, nulos e os indecisos, Mário Couto aparece com 25% das intenções dos votos válidos, seguido por Beto Faro com 20%. Flexa Ribeiro tem 15% e Delegado Jardel 14%. Manoel Pioneiro aparece com 11% das intenções de voto neste cenário. Neste recorte, Renata Fonseca tem 5%, Professor João Santiago 4%, Sabbá 3% e Gideon e Paulo Castelo Branco 1% cada. Prado Sá e Elielton Lira não pontuaram.
O Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria) realizou a primeira pesquisa de intenção de voto no estado do Pará a pedido da TV Liberal, de forma presencial, entre os dias 30 de agosto e 01 de setembro. Foram entrevistados 800 eleitores em 38 municípios do Estado. A margem de erro estimada é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra, gerando um nível de confiança de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará sob o protocolo Nº PA04424/2022 e no Tribunal Superior Eleitoral sob o protocolo Nº BR-08498/2022.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA