Moradores chegam cedo para votar na Ilha do Combu em Belém; veja o vídeo

A Unidade Pedagógica do Combu é local de votação com o maior número de eleitores da ilha

Dilson Pimentel

Vários eleitores chegaram cedo para votar na região das ilhas de Belém. No Combu, um pouco depois das 7h, muitas pessoas já aguardavam o início da votação na Unidade Pedagógica da ilha, que é o local com o maior número de eleitores (468 no total) dessa região.

A primeira a votar na Unidade Pedagógica do Combu, pontualmente às 8 horas, foi Elizabete Gouveia Mendes, de 63 anos, doméstica, que estava na fila de prioridade, por causa da idade. Ela mora na ilha e foi de lancha até o local de votação. Levou 3 minutos e pagou R$ 5 pelo transporte. "Espero que melhore bastante. Em tudo, principalmente na saúde", disse ela, que é mais conhecida como Bete e chegou para votar às 6h20.

image  (Márcio Nagano / O Liberal)

João Barbosa Maia, de 59 anos, e o filho dele, Genivaldo Junior dos Santos, 39, são lavradores. Trabalham com açaí. Chegaram para votar 6 horas. Eram os primeiros na fila de votação - a fila que não é de prioridades.

"Vim de lanchinha. Dez minutos até aqui", disse João, que mora na ilha do Combu e espera que os eleitos melhorem a vida da população com empregos e investindo na educação.

image  (Márcio Nagano / O Liberal)

Genivaldo também quer que a educação seja uma prioridade nas políticas públicas. "E botar hospital pra nós", afirmou.

Em outra escola, foram afixados papéis para orientar os eleitores com a ordem de votação dos candidatos

Na Unidade Pedagógica Santo Antônio, em Piriquitaquara, a votação foi bem tranquila. Para facilitar a vida dos eleitores, foram afixados, na parede do colégio, papéis com a ordem de votação dos candidatos e os nomes e números dos candidatos a presidente da República. Por volta das 9h45, apenas 26 dos 140 eleitores haviam votado. Lucas Monteiro, de 22 anos, nasceu e se criou naquela região. Mas, há nove meses, mora em Belém, onde trabalha como balconista em uma panificadora.

Acompanhado do pai, ele viajou para a ilha ainda no sábado (1º), para votar na manhã deste domingo. Lucas espera que os políticos eleitos nestas eleições executem políticas públicas nas áreas de educação e segurança. E que também priorizem os ribeirinhos. Ele afirmou ser importante exercer o direito de voto. “É importante para o nosso futuro”, afirmou.

Na Unidade Pedagógica São José, na Ilha Grande, com 283 eleitores, muitos eleitores foram votar pela manhã. Faltou energia rapidamente, mas por poucos minutos, mas não prejudicou a votação, pois a urna continuou funcionando normalmente. Marilene Ramos, agricultora de 32 anos, foi de lancha, da Ilha do Murutucu, onde mora, até aquela unidade pedagógica. Uma hora de viagem. Chegou para votar às 9h30. Marilene também espera que os eleitos e eleitas neste domingo façam investimentos nas áreas de saúde e educação.

Há 370.602 ribeirinhos votantes nestas eleições, segundo o TRE

No dia 17 de setembro deste ano, a Escola Santo Antônio, em Periquitaquara, na ilha do Combu, recebeu o projeto “TRE Pará nas Ilhas”, promovido pelo Tribunal Regional Eleitoral e que leva ações de cidadania ao eleitorado ribeirinho. Logo no início da manhã, a equipe da Escola Judiciária Eleitoral (EJE) recebeu as crianças da região com várias atividades pedagógicas do projeto "Eleitor do Futuro", que visa preparar os pequeninos para que, futuramente, eles compreendam como desempenhar o seu papel como eleitores e eleitoras.

O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE Pará), Felipe Brito, informou que são 370.602 ribeirinhos votantes nestas eleições - um crescimento de 17% em relação a 2018. Desse total, são 4.239 eleitores apenas na área insular da Região Metropolitana de Belém.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

POLÍTICA

Bolsonaro: O candidato para 2026 é Jair Bolsonaro

Ex-presidente afirmou que Michelle deve ser candidata a senadora pelo DF

2

PREFEITURA DE BELÉM

Igor Normando anuncia 10 nomes na equipe de transição e trabalhos devem começar até 5 novembro

Entre os integrantes estão nomes como o do ex-reitor da UFPA, Carlos Maneschy, e de André Bassalo, controlador-geral do Estado

3

TRANSIÇÃO DE GOVERNO

‘Harmônica, republicana, democrática’: Edmilson e Igor Normando fazem 1ª reunião oficial juntos

Prefeito de Belém desejou sorte à nova gestão e prometeu transparência e harmonia na transição de governo; deputado estadual agradeceu Edmilson por fazer transição ‘democrática e respeitosa’.

4

comitiva internacional

Ministra da Justiça e Segurança Pública da Noruega visita Porto de Vila do Conde, em Barcarena

Polícia Federal fez a segurança da comitiva estrangeira que está no Pará