Maioria do eleitorado de Belém (35%) não tem posicionamento político, mostra pesquisa Quaest
De acordo com o levantamento, em segundo lugar, 17% disseram que não são bolsonaristas, mas que se identificam mais com a direita
A maior parte do eleitorado de Belém não tem um posicionamento político definido. É o que mostra a primeira pesquisa de intenção de voto do Instituto Quaest para a Prefeitura de Belém, divulgada neste sábado (31.08) e encomendada pela TV Liberal. Segundo o levantamento, 35% das pessoas entrevistadas afirmaram isso.
Do restante, 17% disseram que não são bolsonaristas (apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro), mas que se identificam mais com a direita. Outros 16% se dizem lulistas (apoiadores do presidente Lula) ou petistas, enquanto 13% não são lulistas ou petistas, mas se situam mais à esquerda em termos de posicionamento político. Há ainda 14% dos eleitores que responderam que são bolsonaristas e 5% que não souberam responder.
A partir deste cenário, às vésperas da eleição municipal, que será realizada no dia 6 de outubro, o instituto ainda questionou sobre os candidatos à Prefeitura de Belém. Por exemplo, entre as pessoas que se consideram bolsonaristas, a maior parte dos votos (56%) vai para o Delegado Éder Mauro (PL). Dos que não apoiam o ex-presidente, mas estão no espectro da direita, 50% devem votar no mesmo candidato.
VEJA MAIS
Os eleitores que se consideram lulistas ou petistas vão votar, em sua maioria (30%), em Edmilson Rodrigues (Psol), atual prefeito de Belém, assim como os que não apoiam o presidente Lula, mas são esquerdistas: 32% devem votar no mesmo político. Já as pessoas que dizem não ter um posicionamento político definido preferem o candidato Igor Normando (MDB), com o percentual de 21%.
Sobre os apoios e alianças políticas, os eleitores também responderam quem gostariam que apoiasse o novo prefeito. A maioria disse “independente” (39%), enquanto 31% preferem um aliado ao presidente Lula e outros 24% esperam que o prefeito eleito seja aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ainda, 6% não responderam.
Avaliação dos governos
Os eleitores avaliaram as gestões municipal, estadual e federal. O governo do prefeito Edmilson Rodrigues (Psol) é avaliado de forma positiva por 10% dos eleitores, como regular por 18% e de forma negativa por 70%. Outros 2% não souberam ou não quiseram responder. Já o governo de Helder Barbalho (MDB) foi avaliado de forma positiva por 67%, de maneira regular por 24%, e como negativo por 8%, enquanto 1% não soube responder.
A gestão do presidente Lula (PT), por sua vez, foi avaliada positivamente por 28% dos eleitores, de forma regular por 36%, negativamente por 32% e 4% não quiseram ou não souberam responder. E o governo de Jair Bolsonaro (PL) foi considerado negativo por 39% das pessoas, positivo por 33% e regular por 26%, além de 2% que não responderam.
Contratada pela TV Liberal, a pesquisa foi realizada a partir de 900 entrevistas com eleitores de 16 anos ou mais, entre os dias 28 e 30 de agosto. Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número PA-02991/2024. A margem de erro máxima para o total da amostra é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%.
Posicionamento político do eleitorado de Belém
- Lulista/petista: 16%
- Não é lulista/petista, mas mais à esquerda: 13%
- Não tem posicionamento: 35%
- Não é bolsonarista, mas mais à direita: 17%
- Bolsonarista: 14%
- Não sabe/não respondeu: 5%
Preferência por apoio ao prefeito eleito
- Aliado do Bolsonaro: 24%
- Independente: 39%
- Aliado do Lula: 31%
- Não sabe/não respondeu: 6%
Avaliação dos governos municipal, estadual e federal
Governo Edmilson Rodrigues (Psol)
- Positivo: 10%
- Regular: 18%
- Negativo: 70%
- Não sabe/não respondeu: 2%
Governo Helder Barbalho (MDB)
- Positivo: 67%
- Regular: 24%
- Negativo: 8%
- Não sabe/não respondeu: 1%
Governo Lula (PT)
- Positivo: 28%
- Regular: 36%
- Negativo: 32%
- Não sabe/não respondeu: 4%
Governo Bolsonaro (PL)
- Positivo: 33%
- Regular: 26%
- Negativo: 39%
- Não sabe/não respondeu: 2%
Fonte: Pesquisa Quaest de intenção de votos
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA