IBOPE: Edmilson Rodrigues tem 58% e Delegado Eguchi fica com 42% dos votos válidos
Baixe a pesquisa completa e confira a trajetória dos candidatos nas pesquisas
Na última pesquisa Ibope Inteligência sobre as intenções de voto à Prefeitura de Belém no segundo turno, encomendada pela TV Liberal e divulgada neste sábado (28), véspera da eleição, o candidato Edmilson Rodrigues (PSOL) se mantém na liderança, com 58% das menções, contra 42% do Delegado Federal Eguchi (Patriota).
Neste levantamento, para facilitar a comparação com os resultados oficiais divulgados pelos Tribunais Regionais Eleitorais, o Ibope considerou os votos válidos, ou seja, a proporção de votos do candidato sobre o total de votos, excluídos os brancos, nulos e indecisos.
Conforme a pesquisa, o candidato do PSOL ampliou a vantagem em relação ao seu adversário na disputa. No primeiro levantamento dos votos válidos referente ao primeiro turno, divulgado no dia 21 de novembro, ele aparecia com 52% das intenções de voto, contra 48% de Eguchi.
LEIA MAIS
> QUARTA pesquisa; veja como foi
> TERCEIRA pesquisa; veja como foi
> SEGUNDA pesquisa; veja como foi
> PRIMEIRA pesquisa; veja como foi
Já na pesquisa estimulada, considerando os votos totais (inclusive brancos, nulos e indecisos), Edmilson Rodrigues aparece com 51% das citações, contra 37% de Delegado Eguchi. Brancos e nulos correspondem a 10% e 2% não sabem ou preferem não opinar. No levantamento divulgado há uma semana, o candidato do PSOL aparecia com 45% das intenções de voto, contra 43% do candidato do Patriota. Naquela pesquisa, brancos e nulos correspondiam a 8% e 4% não sabiam ou preferiram não opinar.
ESPONTÂNEA
Na pesquisa espontânea (quando os nomes dos candidatos não são apresentados ao eleitor), metade dos entrevistados (50%) citou Edmilson Rodrigues e 35% o delegado federal Eguchi. Outros 10% disseram que votariam branco ou nulo e 6% não sabem ou não responderam. No levantamento da semana passada, a menções a Edmilson Rodrigues foram feitas por 44% dos entrevistados, enquanto o candidato do Patriota foi citado por 37% dos eleitores. Além disso, 10% dos entrevistados disseram votar branco/nulo e 9% não sabiam ou não responderam, naquela ocasião.
PERFIS
Quanto aos segmentos, considerando apenas os votos válidos, o levantamento do Ibope mostrou que Edmilson Rodrigues tem a preferência de eleitores do sexo feminino – 65% das mulheres ouvidas disseram que iam votar no candidato do PSOL e 35% citaram Eguchi. Já os homens estão mais divididos: 51% citaram Edmilson Rodrigues e 49% preferem o Delegado Federal Eguchi.
O deputado federal também foi o mais citado entre os entrevistados de todas as faixas etárias, mas o percentual de intenção de votos a seu favor é maior entre os mais jovens, sendo mencionado por 65% dos que têm de 16 a 24 anos e por 63% dos que têm de 25 a 34 anos. Nesse segmento, o maior percentual do Delegado Federal Eguchi foi entre os que têm de 35 a 44 anos – ele foi mencionado por 49% das pessoas nessa faixa etária, mas Edmilson ainda teve 51% das menções.
> Assista às entrevistas com as propostas de Edmilson e Eguchi
Mais citado por eleitores de todos os níveis de escolaridades, Edmilson Rodrigues teve desempenho melhor entre os que possuem ensino fundamental (61%) contra 39% do Delegado Federal Eguchi. Entre os votantes com ensino médio, foram 58% das menções para Edmilson e 42% para o delegado federal. Já entre os de nível superior, 56% citaram o deputado federal do PSOL e 44%, Eguchi.
No que se refere à raça/cor, o candidato do PSOL tem a preferência da maioria dos pretos e pardos, sendo citado por 61% desses eleitores, enquanto o candidato do Patriota foi citado pela maioria dos brancos (52%). Entre os que se disseram de outra raça/cor, foram 58% das menções para Edmilson e 42% para Eguchi.
Edmilson também tem a preferência dos católicos (65%) e dos eleitores que se disseram de outra religião (66%). Já o Delegado Federal Eguchi foi o mais citado entre os evangélicos (53%). Quanto à renda familiar, o melhor desempenho de Edmilson foi entre os que recebem até um salário mínimo (64%), enquanto Eguchi foi citado pela maioria (53%) dos que têm renda de mais de 2 a 5 salários mínimos.
MUDANÇA DE VOTO
Dos eleitores consultados pelo Ibope, 90% afirmaram que a escolha no candidato é definitiva, apenas 9% disseram que ainda podem mudar de voto até este domingo, dia da eleição, e 1% não soube ou respondeu a esta pergunta.
Os mais decididos são os que têm renda familiar acima de cinco salários mínimos – para 97% desse público a escolha do candidato é definitiva. Já o menor percentual ficou entre os que recebem até um salário mínimo (85%).
LEIA MAIS
> Lei seca começa a valer a partir de 0h deste domingo (29)
> Confronto de concepções e pedidos de direitos de resposta marcam debate na TV Liberal
> Veja o que abre e o que fecha no fim de semana do segundo turno das eleições
A maioria dos eleitores entrevistados está decidida também a ir às urnas. Segundo a pesquisa Ibope, mesmo levando em conta a pandemia do novo coronavírus e as medidas restritivas de prevenção, 91% dos entrevistados afirmaram que com certeza vão votar. Apenas 5% estão em dúvida e 3% afirmaram que não comparecerão de jeito nenhum.
REGISTRO
Ao todo, o Ibope ouviu 602 eleitores, sendo 274 do sexo masculino e outros 328 do sexo feminino. No que se refere à idade, 93 entrevistados têm de 16 a 24 anos, 124 têm de 25 a 34 anos, 142 têm de 35 a 44 anos, 107 de 45 a 54 anos e 136 a partir de 55 anos. Ainda considerando o perfil dos eleitores entrevistados, 154 têm ensino fundamental, 262 têm ensino médio e 186 possuem ensino superior.
Em relação à cor/raça, 474 se declararam pretos/pardos, 101 brancos e 27 outras. Quanto à religião, 279 são católicos, 227 evangélicos e 96 outras. Além disso, 71 entrevistados têm renda familiar acima de cinco salários mínimos, 145 mais de 2 a 5 salários; 161 mais de 1 a 2; 173 até 1 salário e 52 não responderam a esta pergunta.
> Veja mais informações em Eleições
A pesquisa divulgada neste sábado foi realizada entre os dias 26 e 28 de novembro de 2020, de maneira presencial, com a equipe de entrevistadores utilizando os equipamentos de proteção (EPIs) necessários para garantia da própria saúde e também a dos entrevistados. Ela está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Pará, sob o protocolo nº PA 05866/2020.
Foram entrevistados 602 votantes e a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra. O nível de confiança utilizado é de 95% - significa que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA