Eleitor que faltar no primeiro turno tem prazo para justificar ausência; saiba as regras

Eleições 2024: Primeiro turno das eleições 2024 será realizado no próximo domingo (06.10)

André Richter / Agência Brasil
fonte

Os eleitores que não comparecerem às urnas no próximo domingo (06.10) terão prazo de 60 dias para justificar ausência. A justificativa é necessária porque o voto é obrigatório no Brasil para maiores de 18 anos, sendo facultativo para maiores de 70 anos e jovens entre 16 e 18 anos.

No dia da eleição, o cidadão pode fazer sua justificativa de ausência por meio do aplicativo e-Título da Justiça Eleitoral ou por meio de pontos físicos montados pelos tribunais regionais eleitorais (TREs) no dia do pleito. A justificativa também pode ser feita após as eleições.

VEJA MAIS

image Semana da eleição começa com proibição de prisões; veja as principais datas até domingo
A partir desta terça (1º), eleitores não poderão ser presos. Confira até quando vai a propaganda eleitoral e as atividades de campanha.

image Segurança será ampliada para a eleição municipal em todo o estado
Estratégia alcançará todos os 144 municípios, incluindo as regiões de difícil acesso

image Número de candidaturas em Belém cai quase pela metade
Pará também registra queda de 23%, em comparação com 2020. Cientista político aponta os fatores que levaram à redução.

A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor use preferencialmente o aplicativo para fazer a justificativa. O app pode ser baixado gratuitamente nas lojas virtuais da Apple e Android até sábado (5), na véspera do pleito. No dia da eleição, o download será suspenso pela Justiça Eleitoral para evitar instabilidade. O acesso será retomado na segunda-feira (7).

Ao acessar o e-Título, o cidadão deve preencher os dados solicitados e enviar a justificativa, que será direcionada a um juiz eleitoral. O eleitor também deverá pagar a multa estipulada pela ausência nos turnos de votação. Cada turno equivale a R$ 3,51 de multa.

A data limite para justificar a ausência no primeiro turno é 5 de dezembro de 2024. No segundo turno, o prazo termina em 7 de janeiro de 2025.

Punição

Deixar de votar e justificar nos dois turnos acarreta duas faltas. A partir da terceira ausência sem justificativa, o eleitor é considerado faltoso e pode ter o título cancelado para as próximas eleições. Os eleitores que estão no exterior não votam, portanto, não precisam justificar.

A restrição no título cria diversas dificuldades, como ficar impedido de tirar passaporte, fazer matrícula de escolas e universidades públicas e tomar posse em cargo público após prestar concurso.

Voto em trânsito

Os eleitores que não estiverem em suas cidades no primeiro e segundo turnos das eleições de outubro não poderão votar e devem fazer a justificativa. A restrição ocorre porque não há possibilidade de voto em trânsito nos pleitos municipais.

O primeiro turno das eleições será no dia 6 de outubro. O segundo turno da disputa poderá ser realizado em 27 de outubro nos municípios com mais de 200 mil eleitores, nos quais nenhum dos candidatos à prefeitura atingir mais da metade dos votos válidos, excluídos os brancos e nulos, no primeiro turno.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

POLÍTICA

Bolsonaro: O candidato para 2026 é Jair Bolsonaro

Ex-presidente afirmou que Michelle deve ser candidata a senadora pelo DF

2

PREFEITURA DE BELÉM

Igor Normando anuncia 10 nomes na equipe de transição e trabalhos devem começar até 5 novembro

Entre os integrantes estão nomes como o do ex-reitor da UFPA, Carlos Maneschy, e de André Bassalo, controlador-geral do Estado

3

TRANSIÇÃO DE GOVERNO

‘Harmônica, republicana, democrática’: Edmilson e Igor Normando fazem 1ª reunião oficial juntos

Prefeito de Belém desejou sorte à nova gestão e prometeu transparência e harmonia na transição de governo; deputado estadual agradeceu Edmilson por fazer transição ‘democrática e respeitosa’.

4

comitiva internacional

Ministra da Justiça e Segurança Pública da Noruega visita Porto de Vila do Conde, em Barcarena

Polícia Federal fez a segurança da comitiva estrangeira que está no Pará