Eleições 2024: Treinamento para mesários é realizado nas 101 Zonas Eleitorais do Estado

Cada zona eleitoral é responsável pelo treinamento dos convocados para trabalhar no dia da votação

Iury Costa*
fonte

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE do Pará) iniciou o treinamento de mais de 90 mil mesários e auxiliares de todo o estado que vão trabalhar nas eleições municipais de 2024.

Em Belém, cerca de 11.300 devem atuar nos dois turnos da votação nos dias 6 e 27 de outubro.

As normas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) definem que todo eleitor maior de 18 anos, em situação regular na Justiça Eleitoral, pode atuar como mesário, desde que não seja candidato e nem parente até o segundo grau, e também o cônjuge.

Membros de diretórios de partidos políticos que exercem função executiva, autoridades e agentes policiais, funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo e servidores da Justiça Eleitoral também não podem atuar como mesários.

“Cada zona eleitoral utiliza-se de critérios próprios para convocar seus mesários, tais como escolaridade e experiência de trabalho em outras eleições. Além disso, são convocados mesários para trabalhar preferencialmente na mesma seção eleitoral em que votam”, afirma a coordenadora do Grupo de Trabalho (GT - Mesários), Daniela Sarabim, do TRE do Pará.

VEJA MAIS

image TRE Pará promove treinamento de votação para as Eleições de 2024
Eleitores do Pará poderão conhecer o equipamento e treinar a ordem de votação

image Trabalhar nas eleições? Veja os pré-requisitos para ser mesário
Em 2024, o Pará vai precisar de aproximadamente 96.021 mesários atuando nas eleições municipais.

Os mesários convocados passam por uma capacitação de oito módulos que envolve todos os procedimentos realizados antes, durante e após a votação, como montagem da seção eleitoral, operacionalização da urna eletrônica (teste de teclado, zerésima) e o que fazer em situações especiais durante o voto dos eleitores. 

O treinamento também pode ser feito pelo aplicativo “Mesários” disponível no Google Play e na App Store. Pelo app, os convocados têm até o dia 5 de outubro, um dia antes do pleito, para finalizar o treinamento. Para o segundo turno, a capacitação poderá ser feita entre os dias 9 e 26 de outubro. Além das aulas e videoaulas, o app oferece teste de conhecimento e pesquisa de satisfação.

Mesários atuam na linha de frente

O TRE Pará ressalta que todas as informações sobre modalidades e períodos do treinamento são repassadas na carta de convocação dos mesários. Pelo documento, os mesários também são informados sobre os benefícios da atividade, o que inclui folga no emprego pelo dobro dos dias trabalhados na eleição, auxílio-alimentação, desempate em concursos públicos e horas de atividade complementar para instituições de ensino superior.

“No dia da eleição, são eles que estarão na linha de frente, auxiliando a coletar o voto de cada pessoa, a sanar eventuais intercorrências durante a votação e eventuais dúvidas de eleitores. Os mesários, então, têm papel fundamental para a democracia do País, pois fazem valer a vontade do eleitor através do voto”, declara Daniela Sarabim.

 

*(Iury Costa, estagiário de jornalismo sob supervisão de Hamilton Braga, coordenador do Núcleo de Política e Economia)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

POLÍTICA

Bolsonaro: O candidato para 2026 é Jair Bolsonaro

Ex-presidente afirmou que Michelle deve ser candidata a senadora pelo DF

2

PREFEITURA DE BELÉM

Igor Normando anuncia 10 nomes na equipe de transição e trabalhos devem começar até 5 novembro

Entre os integrantes estão nomes como o do ex-reitor da UFPA, Carlos Maneschy, e de André Bassalo, controlador-geral do Estado

3

TRANSIÇÃO DE GOVERNO

‘Harmônica, republicana, democrática’: Edmilson e Igor Normando fazem 1ª reunião oficial juntos

Prefeito de Belém desejou sorte à nova gestão e prometeu transparência e harmonia na transição de governo; deputado estadual agradeceu Edmilson por fazer transição ‘democrática e respeitosa’.

4

comitiva internacional

Ministra da Justiça e Segurança Pública da Noruega visita Porto de Vila do Conde, em Barcarena

Polícia Federal fez a segurança da comitiva estrangeira que está no Pará