MENU

BUSCA

Eleições 2024: movimentação tranquila marca tarde de votação em Belém

A equipe de reportagem do Grupo Liberal constatou que a maioria dos eleitores conseguia votar sem dificuldade

Amanda Martins

Na tarde deste domingo (6/10), as seções eleitorais em Belém registraram um fluxo tranquilo de eleitores, principalmente nas primeiras horas após o almoço. Escolas tradicionais como o Colégio Estadual Visconde de Souza Franco, no bairro do Marco, e a Escola Estadual Augusto Meira, em São Brás, apresentaram pouca ou nenhuma fila, facilitando o processo de votação para os cidadãos.

Onde terá 2º turno das eleições no Pará? Veja as possibilidades
Até as últimas eleições municipais, em 2020, apenas três municípios paraenses podiam ter 2º turno; porém, com o aumento no número de eleitores, outra cidade paraense entrou na lista; veja qual

Após erro, eleitor não consegue votar pois outra pessoa votou em seu lugar em Parauapebas
Um tumulto se formou dentro do local de votação, em uma instituição de ensino do bairro Amazônia

Senador Jader Barbalho destaca importância das eleições municipais para a população
Após votar, o senador lembrou que começou sua carreira na área municipal, sendo eleito vereador

Por volta das 14h20, no Souza Franco, a movimentação era calma. A equipe de reportagem do Grupo Liberal constatou que a maioria dos eleitores conseguia votar sem dificuldade. Aqueles que estavam em dúvida sobre suas seções contavam com o auxílio de orientadores na entrada da escola.

 Suelen Costa, de 36 anos, consultora de vendas, chegou por volta das 14h e votou rapidamente. "Sempre foi tranquilo. A minha seção era só eu praticamente. Graças a Deus não peguei fila, é muito ruim, ainda mais para quem mora longe. Moro em Ananindeua. Gosto de vir aqui justamente por causa disso, que chego para votar e só tem os mesários", comentou Suelen.

A situação foi semelhante na Escola Estadual Augusto Meira, onde a presença de eleitores ao longo do dia foi descrita como constante, porém sem grandes aglomerações. De acordo com fiscais de seções, a movimentação seguiu esse padrão desde o início da votação. Eleitores que optaram por votar à tarde confirmaram a estratégia para evitar filas. 

Ana Carolina Vieira da Silva, de 20 anos, estudante técnica em enfermagem, compartilhou sua experiência: “É a primeira vez votando. Estou vindo à tarde por conta do sufoco, porque sei que de manhã pode dar muita gente e foi super tranquilo. Não esperei nada. Cheguei, votei e agora estou indo para casa.”

Eleições