Cristiano Vale vence as eleições suplementares para prefeito em Viseu com 54,21% dos votos
O candidato disputou o pleito com Maria Rosalina Ribeiro dos Santos (PSD), conhecida como "Mãe da Carla Parente", que recebeu 45,79%
Cristiano Vale (PP) e o vice Mauro da Serra venceram as eleições suplementares para prefeito em Viseu - no nordeste do Pará - neste domingo (05), com 54,21%, somando 17.754 dos votos. O resultado saiu às 17h39 e foi confirmado pela Justiça Eleitoral. O candidato disputou o pleito com Maria Rosalina Ribeiro dos Santos (PSD), conhecida como "Mãe da Carla Parente", que teve 45,79%. Os eleitos irão administrar o município até o dia 31 de dezembro de 2024.
Nas redes sociais, Cristiano Vale comemorou o resultado. “Obrigada, amada Viseu. Esta vitória é de todos nós. Agradeço ao nosso vice-prefeito, Mauro da Serra. Seguimos juntos e trabalhando pela nossa Viseu”, publicou. Este será o terceiro mandato do eleito, que teve dois outros períodos consecutivos de gestão: 2008 (14.103 votos) e 2012 (17.562 votos). Além disso, Vale é ex-deputado federal do Pará pelo pleito de 2018, em que somou 176.812 votos totalizados (4,47% dos votos válidos).
VEJA MAIS
Balanço
Finalizada a votação, foram emitidos os boletins de urna e teve início a apuração para a totalização dos votos, contabilizados de maneira oficial pelo sistema SISTOT, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A data limite para a diplomação de Cristiano e Mauro é o dia 3 de março. Somente após os julgamentos das prestações de contas do eleito, que também devem ocorrer no mesmo dia, é que o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) fará essa definição.
A nova eleição foi marcada após o afastamento do prefeito eleito Isaias José Silva Oliveira Neto (PL), juntamente com seu vice, Franklin Costa Sousa (MDB), por decisão do ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Benedito Gonçalves. Eles são acusados de abuso do poder político no pleito de 2020. Os vencedores nas urnas irão substituir o presidente da Câmara, Avelino Aventina Siqueira (PL), que assumiu o Executivo interinamente até a realização das eleições suplementares.
O presidente do TRE do Pará, desembargador Leonam Gondim da Cruz Júnior, esteve em Viseu e visitou alguns locais de votação no município, acompanhado pela diretora-geral, Nathalie Castro. Para ele, todos os esforços para a organização do pleito municipal foram muito válidos e a votação ocorreu normal. "Agradeço à população de Viseu pela maneira como recebeu a família do TRE que se dirigiu de Belém até aqui para organizar as eleições até o final, com o respectivo resultado. O processo transcorreu da maneira mais tranquila possível e sem intercorrências sérias", avaliou.
Leonam também destacou a parceria firmada com as forças de segurança como a Polícia Militar do Pará, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil, o Corpo de Bombeiros Militar e Detran, além da dedicação das (os) servidoras (es) e colaboradoras (es) envolvidas (os) na logística das eleições suplementares. "Parabenizo os servidores do TRE pela competência e dinamismo para resolver as situações com eficiência e agradeço a todos pelo empenho. Graças a Deus e à população, que se demonstrou muito ordeira, o pleito chegou ao final sem intercorrências graves", concluiu o desembargador.
Eleitores de Viseu
Um total de 33.270 pessoas compareceram às urnas, o que equivale a 70,88% do eleitorado. O número de abstenções foi de 29,12% (13.670) e os votos nulos totalizaram 1,18% (391 votos); 0,39% foram em branco (131 votos). Os dados são do TRE-PA. Nenhuma intercorrência séria durante a realização da votação foi registrada pelo Gabinete de Polícia Judicial (GPJ) nas 168 seções eleitorais espalhadas em 71 locais, dos quais 6 estão localizados na área urbana, 60 nas localidades rurais; 4 na região das ilhas e 1 em área quilombola.
O eleitorado feminino representa 47,77% da população, com 22.425 mulheres. Já o eleitorado masculino representa 52,16% da população, com 24.483 pessoas. Ao todo, 620 mesários deram apoio às seções eleitorais, onde foram instaladas as 158 urnas eletrônicas do modelo 2020. Sessenta e oito urnas foram reservadas para contingência, mas não houve necessidade de substituição. No total, 226 urnas foram usadas no pleito.
Para transmissão de resultados via satélite, o TRE do Pará instalou 46 pontos dos quais 40 em área rural e 6 na área urbana. Por questão de proximidade, apenas 25 locais de votação não precisaram de pontos de transmissão.
Eleições suplementares
De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as eleições suplementares ocorrem, em regra, quando há a anulação de mais da metade dos votos concedidos ao candidato ao Executivo – no caso, ao cargo de prefeito. Essa anulação é determinada pela Justiça Eleitoral ao negar o registro de candidatura ou cassar o diploma ou o mandato do político já eleito.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA