Serviços de reparos automotivos crescem até 30% às vésperas do Réveillon, na Grande Belém

Donos de oficinas de automóveis da capital comentam os principais serviços procurados e clientes comentam sobre valores

Gabi Gutierrez
fonte

Com o aumento das viagens para as festas de Ano Novo, oficinas em Belém registram maior procura por revisões e reparos automotivos. Alinhamento, suspensão e troca de pneus estão entre os serviços mais buscados pelos motoristas que querem garantir a segurança nas estradas.

“No mês de dezembro, temos um pico sazonal que começa no final de novembro, segue até fevereiro e depois cai em março. Durante esse período, os atendimentos e os serviços aumentam cerca de 30%," destaca Miranda Novais, dono de uma oficina de automóveis da Grande Belém. 

Para ele, a explicação para o fenômeno está ligada à preparação dos veículos para viagens longas e também às condições climáticas, como o período chuvoso, que intensifica a necessidade de cuidados com os automóveis. Ele explica que: “Além das viagens, tem a chuva que é uma preocupação, então os serviços mais procurados são: troca de pneus, alinhamento, balanceamento e suspensão”.

Outro fator que diferencia os serviços realizados no fim do ano é o perfil das revisões, explica o empresário. Enquanto, no meio do ano, as manutenções tendem a ser mais simples, em dezembro os motoristas buscam revisões mais completas para garantir a segurança de suas famílias durante as viagens de férias. “O cliente quer que o carro esteja 100%. Ele sabe que vai colocar a família no veículo e, por isso, não poupa nos cuidados,” acrescentou.

Alta demanda

Miranda explica que, nesses dias que antecedem a festa da virada, em média, são atendidos de 20 a 25 carros por dia em cada unidade, volume considerado alto pelos gestores. Apesar disso, a contratação de funcionários temporários não é uma opção viável devido à necessidade de mão de obra especializada. “Diferente do comércio, onde você desenvolve profissionais de forma mais rápida, aqui trabalhamos com uma equipe fixa e já preparada para atender à demanda da alta temporada,” afirmou o entrevistado.

Ele ainda revela que a oficina conta com cerca de 20 funcionários. “Com a alta procura, o atendimento é realizado por ordem de chegada, com 80% dos clientes sendo passantes, ou seja, aqueles que chegam à loja sem agendamento prévio.

Clientes

Renan Sawada, de 38 anos, viaja com a família todos os anos para o interior do estado no ano novo. Ele conta que vai todos os anos fazer a revisão e demais serviços de reparo no carro por cuidados e revela que, com a demanda do fim de ano, teve que esperar para conseguir atendimento. “Esperei pouco mais de uma hora para ser atendido”, diz o empresário.

“Eu levo sempre o meu carro e o da minha mãe para fazer esse ‘check-up’ com alinhamento, balanceamento e troca de óleo, e, como todo mundo, deixo sempre pra fazer o mais próximo da viagem, até para manter o carro ‘novinho’”, explicou.

Anderson Maia também vai viajar neste período e percebeu o impacto no bolso. “Os preços estão um pouco mais altos. Não chega a ser um aumento absurdo, mas subiu,” afirmou. O administrador ainda comentou sobre o fluxo: “A oficina estava lotada quando cheguei. Esses dias são sempre bem cheios, todo mundo todo mundo deixa para fazer os reparos próximo da viagem”.

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA