Região Norte ganha escritório regional da Apex-Brasil
Órgão será um ponto de apoio para a promoção da economia paraense no exterior
Destaque entre os estados que têm o maior número de exportação em todo o país, o Pará pode ter um comércio em maior ascensão com novo o Escritório Regional da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), que foi inaugurado em Belém, nesta segunda-feira (2), na sede da Federação das Indústrias do Pará (Fiepa). O órgão será um ponto de apoio para a promoção da economia paraense no exterior e também atenderá o Amapá, Tocantins, Amazonas, Acre, Rondônia e Roraima.
O presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, disse que a entidade tem as “melhores expectativas” ao iniciar as atividades do novo escritório no Estado, que é o maior exportador brasileiro de minério de ferro, de cobre, de manganês, de alumínio e de estanho. “O Pará mostra uma completa singularidade na representação do agronegócio brasileiro, com liderança no rebanho bubalino e na produção nacional de pescado extrativo, com protagonismo na oferta de dendê e de cacau. É um orgulho para o país”, declarou.
Ainda de acordo com o presidente, a equipe está motivada a cumprir o novo desafio e trabalhar em favor da aproximação de empresas para melhorar o desempenho econômico do Pará e do Norte. De acordo com dados fornecidos por ele, durante a inauguração da Apex, o Pará, isoladamente, é responsável por 42,2% do Produto Interno Bruto (PIB) de toda a região. Além disso, Segovia pontuou que uma pesquisa do Bradesco estima que o Norte deverá crescer 2,7% ao longo de 2020.
“Tradicionalmente, os escritórios da agência funcionavam apenas como balcões de atendimento. Uma evolução que trazemos agora é que vamos ter uma visão mais estratégica para a região, como as definições de quais setores devemos priorizar e apoiar na promoção comercial e na atração de investimentos”, explica Sergio. O analista de negócios Essio Lanfredi foi selecionado após processo seletivo interno entre os colaboradores da agência para ser o representante da Apex-Brasil em Belém. A missão do órgão estará centrada na promoção de exportações, internacionalização de empresas brasileiras e atração de investimentos estrangeiros.
Na avaliação do presidente da Fiepa, José Conrado Santos, o escritório da Apex-Brasil é voltado para atender a todo o setor produtivo do Estado. “Este escritório que instalamos vai atender não apenas a indústria, mas também o comércio, o setor de serviços, turismo e todo o setor produtivo do Pará e da região Norte. Há muito tempo, nós trabalhamos para fortalecer nossas exportações, e o Pará é um dos estados que mais contribuem para a balança comercial brasileira. Juntamente com a Apex-Brasil e com o governo estadual, precisamos focar nos pequenos empresários da região para atender o mercado internacional”, explicou o presidente da federação, onde a unidade ficará localizada.
O escritório também ajudará a organizar e promover eventos de negócios e conteúdo em toda a região Norte, assim como fornecerá informações estratégicas de mercado baseadas nos estudos de inteligência produzidas pela Apex-Brasil. No ano passado, a agência produziu um estudo de oportunidades para Rondônia e há previsão de lançamento de novos estudos para o Acre em março, Amazonas em maio e Pará setembro.
Qualificação
Ao final deste mês, ainda devem ser iniciadas as atividades nos núcleos do Programa de Qualificação para a Exportação (Peiex), localizados em Belém (PA), Macapá (AP), Palmas (TO), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Boa Vista (RR) e Manaus (AM), que será um instrumento de apoio para as empresas, com capacitações de 40 horas, período em que os empreendimentos recebem atendimento de um técnico e orientação sobre requisitos gerenciais para a exportação. Uma vez qualificada, a empresa poderá aderir ao portfólio de promoção comercial coordenado pela Apex-Brasil.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA