CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Projeto capacita mulheres de Santarém na produção de biojoias com sementes da floresta

Projeto EmpoderArte Biojoias busca promover autonomia financeira e fortalece identidade cultural amazônica

Iury Costa*
fonte

Noventa mulheres de seis comunidades do Eixo Forte, em Santarém (PA), participaram do projeto EmpoderArte Biojoias, realizado pelo Coletivo Nunghara. A iniciativa ofereceu capacitação gratuita para produção de biojoias com sementes e insumos naturais da floresta, unindo valorização de saberes tradicionais, geração de renda e sustentabilidade.

As oficinas ensinaram técnicas de criação de colares, pulseiras e brincos, além de noções de vendas e estratégias digitais para ampliar a visibilidade dos produtos. O material para o aprendizado foi disponibilizado gratuitamente pelo projeto.

A coordenadora do projeto, Natashia Santana, destaca que a biojoia é mais do que um acessório, carregando a identidade da Amazônia e resgatando saberes ancestrais. “Queremos que essas mulheres vejam o potencial que têm em mãos e se sintam confiantes para desenvolver seus próprios negócios ou atuar no mercado criativo”, destacou. 

image Coletivo Nunghara (Foto: Divulgação)

O EmpoderArte Biojoias também reforça o conceito de sustentabilidade e conservação ambiental, ensinando sobre extração responsável de matéria-prima e reaproveitamento de insumos naturais. A instrutora do projeto, Angelsea, ressalta que trabalhar com biojoias é uma forma de preservar a floresta e os conhecimentos tradicionais.

“Quando uma peça é vendida, não é só o produto que chega ao cliente, mas toda uma história de cultura e respeito à natureza”, ressaltou. 

Para Francimara Dias, moradora da comunidade São Francisco do Carapanari, a experiência foi transformadora, mostrando ser possível buscar sementes no quintal de casa e viver financeiramente do artesanato. “ Amo fazer artesanato e quero viver financeiramente dessa atividade. Fiquei feliz com todo o aprendizado que o projeto me ofereceu, eu não teria condições de pagar um curso assim”, afirmou. 

image Artes feitas com Biojoias. (Foto: Divulgação)

O projeto foi contemplado no Edital Pontos e Pontões de Cultura II, financiado pela Lei Paulo Gustavo do Pará, e a próxima edição está prevista para acontecer no município de Belterra, atendendo mulheres das comunidades da Floresta Nacional do Tapajós (Flona).

A expectativa é que as sementes plantadas durante as oficinas continuem germinando, impulsionando o protagonismo feminino e o empreendedorismo sustentável na região.

 

*(Iury Costa, estagiário de jornalismo sob supervisão de Keila Ferreira, coordenadora do Núcleo de Política e Economia)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA