Pará registra queda nas vendas do varejo em agosto
O resultado negativo, no entanto, não afeta a variação acumulada do ano, que chega a 5,7%
A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira (7), mostra que, no Pará, as vendas no varejo, durante o último mês de agosto, tiveram variação de -0,2%. O resultado negativo, no entanto, não afeta a variação acumulada do ano, pois, segundo a PMC, o Pará acumula o índice de 5,7%. Já a variação acumulada nos últimos doze meses fica em 3,2%.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Belém, Álvaro Cordoval, disse que o setor lamenta a queda, mas que agosto, tradicionalmente, é um mês mais retraído, por não contar com tantas datas comerciais. “É um mês de preparação para as datas posteriores”, pontua.
Segundo ele, no entanto, o setor está confiante para os resultados dos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro. “Temos datas importantes nesses meses, como Círio, Dia das Crianças, Copa do Mundo, Natal e Réveillon, o que certamente contribuirá para que alcancemos um crescimento de 3 a 5% em todo o período, inclusive com as contratações temporárias”, destaca.
De acordo com a PMC relativa à agosto, o Pará ficou em 18° lugar no ranking da federação em termos de resultado, ficando à frente de Estados como Sergipe (-2,2%), Rondônia (-1,9%), Pernambuco (-1,7%) e Goiás (-1,3%). Também ficou atrás dos estados da Paraíba (27,1%), Roraima (3,9%), Distrito Federal (3,6%) e Tocantins (3,0%), entre outros.
Já o mês de agosto ficou em oitavo lugar no período de um ano, no que se refere à variação nas vendas do comércio, ficando atrás dos meses de maio/22 (-0,1%), julho/22 (0,0%), outubro/21 (0,7%), novembro (1,1%), janeiro/22 (1,7%), fevereiro/22 (2,4%) e março/22 (5,6%).
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA