José Mauro Ferreira Coelho é eleito presidente da Petrobras e toma posse na tarde desta quinta

Ele foi indicado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro

O Liberal
fonte

Foi aprovado, na manhã desta quinta-feira (14), pelo Conselho de Administração da Petrobras, o nome de José Mauro Ferreira Coelho para a presidência da estatal. Ele presidiu o conselho de administração da Pré-Sal Petróleo (PPSA) e ocupou o cargo de secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia até outubro do ano passado. A cerimônia de posse está marcada para esta quinta-feira, às 15h. As informações são do G1 Nacional.

VEJA MAIS

image Bolsonaro escolhe o novo presidente da Petrobras
José Mauro Ferreira Coelho é ex-secretário de Petróleo

image Adriano Pires desiste de assumir a presidência da Petrobras, afirma colunista
Pires anunciou sua decisão ao governo federal nesta segunda-feira, depois que Rodolfo Landim desistiu de assumir a presidência do Conselho e Administração

Também foi aprovado, durante a assembleia, o nome de Márcio Andrade Weber, engenheiro civil com especialização em engenharia de petróleo, para presidir o novo Conselho.

Alterações na estatal

Esta é a segunda vez que o presidente Jair Bolsonaro mexe na presidência da estatal. O general Joaquim Silva e Luna, demitido em março, havia substituído o economista Roberto Castello Branco, que também sofreu pressão do governo federal por conta dos reajustes do diesel e da gasolina.

Desde 2016, na gestão de Pedro Parente, a Petrobras adotou o preço de paridade de importação (PPI) para definir o preço da gasolina e diesel nas refinarias. O PPI é orientado pelas flutuações do preço do barril de petróleo no mercado internacional e pelo câmbio.

Por diversas vezes, Bolsonaro criticou a operação e o lucro da Petrobras.

No fim de março, o governo anunciou que substituiria Joaquim Silva e Luna em meio às insatisfações do presidente Jair Bolsonaro com a política de preços da Petrobras. O primeiro indicado para a presidência foi o economista Adriano Pires, enquanto o empresário Rodolfo Landim foi indicado para o comando do conselho.

Porém, os dois desistiram do convite após vir à tona que seus nomes poderiam ser reprovados pelo comitê de pessoas, pois eles possuem ligação com empresas que se relacionam diretamente com a Petrobras, o que poderia configurar eventual conflito de interesses.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA