Da manutenção ao custo: veja 8 mitos e verdades envolvendo energia solar residencial
Busque por informações em uma pesquisa aprofundada sobre os benefícios a longo prazo
Uma das fontes renováveis que mais têm crescido nos últimos anos, a energia solar fotovoltaica é uma alternativa sustentável e de baixo custo. Devido a informações falsas que são divulgadas, no entanto, muitos consumidores ainda têm dúvida sobre a modalidade. Confira os principais mitos e verdades sobre esse tipo de energia.
1. A energia solar deixa a conta de luz mais barata
Verdade. O sistema solar fotovoltaico pode trazer grandes economias na conta de luz, reduzindo as tarifas em até 95%. Hoje, o Brasil e o mundo vivem a maior crise hídrica, com aumento constante nas tarifas de energia.
2. As placas solares não funcionam em dias frios ou nublados
Mito. A eficiência energética de sistemas solares é reduzida em dias nublados, no entanto, isso não significa que as placas irão parar totalmente de produzir energia, até porque, embora o sol esteja encoberto, ainda há luminosidade. Essa é uma das grandes inverdades espalhadas sobre a fonte.
3. É preciso fazer manutenções constantes
Mito. Como a estrutura dos painéis solares é muito simples e não conta com partes móveis ou encaixes flexíveis, não há a exigência de uma manutenção com regularidade. E a própria inclinação da instalação e a água da chuva costumam garantir a limpeza. Caso isso não aconteça, o proprietário mesmo pode limpar.
4. Energia solar valoriza o imóvel
Verdade. Em média, uma propriedade com sistema de energia solar tem valorização de até 10% em relação aos demais imóveis. Um levantamento da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) mostra que 75% dos projetos de energia solar desenvolvidos no país são para áreas residenciais e os brasileiros investiram mais de R$ 8,4 bilhões em sistemas de geração de energia solar fotovoltaica.
5. Projeto solar deixa a construção feia
Mito. Já que a tecnologia dos painéis solares está muito evoluída, assim como as técnicas construtivas, basta o arquiteto estruturar um projeto que alcance um resultado esteticamente bonito e ao mesmo tempo funcional.
6. Os painéis solares só podem ser instalados em telhados
Mito. É possível fazer a instalação dos módulos fotovoltaicos em telhados, fachadas, no solo e na água, e eles podem ser instalados em casas, comércios e indústrias. Além disso, os módulos também têm a vantagem de ocupar pouco espaço, podendo ficar em áreas distantes da rede elétrica.
7. A energia solar pode durar mais de 25 anos
Verdade. Após a instalação dos painéis fotovoltaicos, os equipamentos podem durar mais de 25 anos e, provavelmente, com 80% de seu desempenho.
8. O investimento em energia solar é muito alto e não compensa o retorno
Mito. Nos últimos anos, o custo para a instalação de projetos solares caiu muito. E o retorno do investimento leva, em média, cerca de cinco anos. Considerando a vida útil das placas fotovoltaicas, o investimento retorna em um curto espaço de tempo.
9. O acesso a linhas de financiamento para instalação de projetos solares é difícil
Mito. Hoje, o Brasil conta com diversas linhas de financiamento destinadas à implementação de sistemas solares, com baixas taxas de juros e com um longo prazo para pagamento do crédito. Basta procurar um banco de confiança e fazer uma avaliação.
10. A energia solar não é segura
Mito. Os sistemas de energia solar são seguros e confiáveis. Eles são projetados para suportar climas extremos, incluindo chuva de granizo e até mesmo queda de galhos.
Ou seja, a energia solar é uma tecnologia confiável, sustentável e acessível. Antes de descartar o projeto, busque por informações reais e tire suas dúvidas fazendo uma pesquisa aprofundada e considerando os benefícios a longo prazo.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA