CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Bragança entra oficialmente no Mapa do Turismo Brasileiro

Medida foi oficializada na manhã desta sexta-feira (4) pelo Ministério do Turismo

Maycon Marte
fonte

A partir desta sexta-feira (4), o Ministério do Turismo (MTur) certifica que o município de Bragança, nordeste paraense, passa a integrar o Mapa do Turismo Brasileiro, registrado oficialmente no sistema de informações do mapa. A medida ocorre por meio do Programa de Regionalização do Turismo (PRT) e dos Interlocutores Estaduais do PRT, agentes que atuam nos municípios e regiões que integram o mapa. A inserção do município define o seu papel no fortalecimento da atividade turística em seu território e na região.

O certificado emitido hoje, por volta das 10h, assinado pelo ministro do Turismo e também paraense Celso Sabino, tem validade de um ano, ou seja, até 4 de abril de 2026. Na plataforma do Mapa do Turismo, já é possível visualizar a região, destaca como “Região Turística Amazônia Atlântica Caeté”. Para integrar a plataforma, são exigidos alguns critérios, como a existência de uma estrutura de gestão da atividade turística, Conselho Municipal ativo, orçamento próprio e prestadores de serviços cadastrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

Por meio de nota, a prefeitura de Bragança celebra a novidade e demonstra orgulho do reconhecimento. Entre os cinco municípios que integram a região, apenas dois foram contemplados com a certificação. “Essa distinção confirma a liderança do município como polo estratégico de atração de visitantes e referência para o desenvolvimento regional do setor”, afirma a nota.

A categorização de município turístico é atribuída às cidades com grande fluxo de visitantes, atrativos consolidados e serviços bem estruturados, com papel de liderança no turismo regional. Existem ainda as categorias de município com oferta turística complementar, para regiões que oferecem atrativos e serviços que complementam a experiência do turista, e a de município de apoio ao turismo. Esta última inclui os locais com fluxo menos expressivo de turistas, mas que oferecem mão de obra, produtos ou serviços de apoio ao turismo.

VEJA MAIS

image Copa Grão-Pará: Bragantino goleia o Santa Rosa e avança à segunda fase
Os times se enfrentaram na tarde desta quinta-feira, no estádio Diogão, em Bragança

image ​Mototaxista é baleado durante assalto na noite desta terça-feira (18), em Bragança
A Polícia Militar realiza buscas para localizar os suspeitos do crime

image Águia de Marabá critica FPF após não cumprimento de decisão judicial: 'Partidas fantasmas'
Time marabaense enfrenta o Bragantino fora de casa neste domingo, às 15h, no estádio Diogão, em Bragança

A atualização faz parte do Plano Nacional do Turismo (2024-2027), que foca na ampliação do número de viagens no país. A intenção é incentivar o turismo, atraindo visitantes de todas as regiões e países para impulsionar a cadeia produtiva. O reflexo desses incentivos é a geração de empregos formais nos setores ligados ao turismo.

“O mapa serve como instrumento estratégico para orientar políticas públicas e definir investimentos de forma mais eficiente. Bragança segue valorizando sua história, sua cultura e seus atrativos naturais, fortalecendo o turismo como vetor de desenvolvimento e oportunidade”, enfatiza a prefeitura em nota.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA