Black Friday: Expectativa é grande entre consumidores e lojistas para esta sexta-feira

Lojistas projetam um incremento de cerca de 10% nas vendas durante esta semana de Black Friday

Amanda Engelke / Especial para O Liberal
image Movimentação em um dos shoppings do centro de Belém foi tranquila na tarde desta quinta-feira, 23 (Amanda Engelke / Especial para O Liberal)

A expectativa para esta sexta-feira (24), data que marca no calendário do comércio nacional e internacional a Black Friday, é grande entre os consumidores da capital paraense. Na quinta-feira (23), diversas pessoas foram às compras, aproveitando as ofertas já anunciadas ao longo da semana pelos lojistas, na Black Week. Mas, apesar da expectativa em torno da data, o movimento era tranquilo pela parte da tarde em um dos shoppings do centro do Belém, localizado no bairro do Reduto.

A dona de casa Paula Franssinete Souza, de 50 anos, aproveitou a tranquilidade para levar a mãe Alcinéia. Ela contou que aprovou as ofertas em uma loja de sapatos. “Tem que saber pesquisar, porque tem coisas que vale a pena e outras não. Costumo me planejar para vim em todas (Black Friday) e acho que vale a pena. Pelo que olhei, o mesmo sapato que estava custando mais do que 100 reais, agora está 80. Então está valendo a pena”, disse.

VEJA MAIS

image Consumidores são orientados a evitar compras impulsivas durante a Black Friday
Entidade afirma que consumidores devem aproveitar promoções apenas para adquirir produtos que necessitem de fato

image Procon divulga lista de sites que devem ser evitados na Black Friday; veja
De acordo com o Procon, o consumidor que tiver dúvidas pode procurar o órgão de sua cidade ou um dos canais de atendimento da Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor.

O lojista Rafael Vieira se mostrou otimista. Ele, que trabalha no varejo de roupas há dez anos, projeta um incremento acima de 10% nas vendas durante esta semana. Segundo o empreendedor, novembro tem sido um bom mês para o varejo e a expectativa maior é para esta sexta. “A Black Friday ficou associada à sexta, daí o movimento ser maior. Aumentamos o nosso efetivo para atendermos melhor nossos clientes. Além disso, nossos estoques estão mais recheados. Nossa estratégia é alinhada com a nossa franquia, então temos peças com 30, 40 e até 50% de desconto”, contou.

image Rafael projeta um incremento de cerca de 10% nas vendas durante a Black Friday (Amanda Engelke / Especial para O Liberal)

Para chamar a atenção dos consumidores, os lojistas implementaram diversas ofertas durante a Black Week, que nada mais é uma estratégia adotada pelos lojistas para prolongar o tempo da campanha fazendo com que dure toda a semana ou ainda todo o mês de novembro. Por isso, pelos corredores do shopping, praticamente todas as vitrines indicam ofertas vinculadas à data, que vão desde descontos até 70% ou promoções do tipo duas peças pelo preço de uma.

image Shoppings de Belém terão horário estendido nesta Black Friday; descontos chegam a 70%
Estabelecimentos anunciam descontos de até 70% nos produtos

image Bares e Restaurantes de Belém apostam na Black Friday e oferecem descontos aos clientes
Estabelecimentos planejam programação para a data, com promoções para atrair clientes e aumentar o faturamento

Ainda assim, as ofertas não agradam a todos. A aposentada Luzia Vasconcelos, de 61 anos, contou que esperava mais. “Eu tinha uma expectativa muito grande, mas não senti uma grande redução nos preços. Sou uma pessoa de andar bastante, pesquisar mesmo. Sempre que tenho um tempinho livre estou pelo shopping. Muitas vezes os descontos são em peças que não queremos, não nas melhores. Isso é frustrante. Mas amanhã (sexta-feira) venho novamente, já que é o dia oficial”, afirmou.

image A aposentada Luzia Vasconcelos disse que esperava mais das ofertas, mas que iria voltar ao shopping na sexta-feira (Amanda Engelke / Especial para O Liberal)

Pesquisar o preço antes de comprar é uma das estratégias

O produtor de conteúdo digital Gabriel Marques, de 26 anos, aproveitou à véspera da Black Friday para pesquisar os preços pela internet, antes de decidir em qual loja comprar. “Esse ano estou com uma expectativa alta para comprar na Black Friday, porque quero muito renovar algumas coisas em casa que vão desde utensílios até eletrodomésticos. Eu não costumo comprar todos os anos, mas já adquiri algumas coisas durante a Black Friday que realmente saíram em conta para mim, como um notebook e um celular”

image Gabriel Marques irá aproveitar a data para comprar eletrodomésticos e utensílios para sua casa (Amanda Engelke / Especial para O Liberal)

Apesar de não ter se planejado, ele disse que a organização financeira bateu com o período de ofertas. “No ano passado, quando comprei meu computador, rolou um planejamento só para isso e foi muito tranquilo. Deixei de comprar meses antes para esperar as ofertas até que encontrei uma que valeu super a pena. Esse ano eu não tive tanto tempo de pesquisar, mas estou comparando o item que quero com as condições de pagamento e promoções de várias lojas ao mesmo tempo”, contou Gabriel.

O produtor está entre os 62% dos brasileiros que querem comprar na Black Friday. O dado é apresentado no levantamento da plataforma Reclame Aqui em parceria com a empresa Linx, que revela ainda que quase metade (48,6%) dos clientes se planejam para fazer compras por meio de plataformas digitais, como sites e aplicativos. Promoções em redes sociais ficam em 2º lugar na preferência com 17,1%. Lojas físicas vêm em seguida, com 16,2%, o que pode explicar a tranquilidade na tarde de quinta em Belém.

image Estudo mostra que quase 90% dos consumidores aproveitam as vantagens da Black Friday
Equipamentos eletrônicos são os itens mais procurados pelos clientes na data comercial

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA