MENU

BUSCA

Belém é a única cidade do Brasil entre as melhores do mundo em gastronomia

'A porta de entrada para a biodiversidade da Amazônia', diz o texto que destaca a comida paraense

O Liberal

Belém, capital do Pará, foi eleita uma das 15 melhores cidades do mundo em gastronomia, segundo ranking divulgado pela editora internacional de turismo Lonely Planet, referência global em guias de viagem. A cidade é a única representante brasileira na lista, que destaca destinos com as experiências culinárias mais autênticas e imperdíveis do planeta.

VEJA MAIS

Sabores da gastronomia paraense ganham o Brasil e são destaques em diversas cidades
Um dos nomes à frente desse movimento é o chef Edmilson Macêdo, 54, proprietário do Restaurante Beija-Flor, em Mosqueiro, que leva a autenticidade da culinária do Pará a novos horizontes

Florianópolis se rende ao Pará e prefeito faz imersão na culinária do Estado; veja vídeo
O estado da COP 30 se destaca pela gastronomia única e encanta Topázio Neto, prefeito da capital catarinense

"A porta de entrada para a biodiversidade da Amazônia”, diz o texto que destaca a comida paraense, considera uma culinária baseada em saberes tradicionais e ingredientes nativos como o tucupi, o jambu, a priprioca e o açaí puro.

A herança culinária indígena na formação da cozinha paraense é considerada um diferencial único. O ranking também valoriza o papel simbólico da comida em Belém. A publicação da Lonely Planet afirma que “comer aqui (em Belém) é um ato político e cultural”, uma forma de celebrar a resistência e a riqueza dos povos amazônicos.

A revista ainda destaca pontos icônicos da cidade, como o Complexo do Mercado Ver-o-Peso, além da atuação de chefs renomados, como Thiago Castanho. No ranking, Belém aparece ao lado de cidades de grande relevância gastronômica, como Ho Chi Minh (Vietnã), Nápoles (Itália), Lima (Peru), Kuala Lumpur (Malásia) e Dakar (Senegal), o que reforça sua posição como um polo de inovação e tradição culinária no Brasil.

Economia