MENU

BUSCA

Apagão cibernético: cartões de embarque são escritos à mão no Aeroporto Internacional de Belém

Queda massiva de sistemas relacionados à Microsoft afetou serviços no mundo todo

O Liberal

Com serviços afetados pelo apagão cibernético global, algumas companhias aéreas precisaram emitir cartões de embarque escritos à mão para seus passageiros em aeroportos de diferentes países, nesta sexta-feira (19.07). No Aeroporto Internacional de Belém, essa situação também foi registrada. O trabalho manual provocou aumento no tempo de espera nas filas de processos de check-in, etiquetagem de bagagem e embarque. 

O Grupo Liberal conversou com o professor Daniel Galvão, um dos passageiros que aguardava o momento do embarque. Ele mora em Marabá e passava férias em Belém. O retorno para a cidade da região sudeste do Pará estava previsto para a última segunda-feira, mas foi reagendado. Nesta sexta-feira, ele foi surpreendido com os problemas gerados pelo apagão global e recebeu um cartão de embarque escrito à mão pela Azul. 

"Eu estou esperando por volta de uns 30 ou 35 minutos. Eles falaram que todos os voos estão atrasados por causa desse apagão", disse. 

Em nota ao Grupo Liberal, a companhia aérea Azul explicou que devido a intermitência no serviço global de Tecnologia da Informação, que impacta diretamente o sistema de reservas e operação na aviação mundial, alguns voos podem sofrer atrasos pontuais. "A recomendação é que os Clientes, que possuem voo hoje e ainda não realizaram o check-in, cheguem ao aeroporto mais cedo e dirijam-se ao balcão de atendimento da Companhia. A Azul lamenta eventuais transtornos causados aos clientes", disse a empresa. 

VEJA MAIS

CrowdStrike implementa correção para problema que causou apagão global de tecnologia
A Microsoft disse separadamente que havia resolvido a causa subjacente da interrupção de seus aplicativos e serviços

Apagão cibernético afeta serviços no Aeroporto Internacional de Belém
Os cartões de embarque estão sendo emitidos de forma manual. Houve atraso em voos, mas não há confirmação de que motivo tenho sido o apagão

Entenda o que é CrowdStrike Falcon, software responsável por apagão cibernético
Atualização na plataforma Falcon, da CrowdStrike, interrompe serviços essenciais em diversos países

Segundo a Norte da Amazônia Airports, a concessionária do Aeroporto Internacional de Belém, os sistemas do aeroporto e as operações estão ocorrendo normalmente. "Entretanto, na madrugada e manhã desta sexta-feira (19), foram registrados atrasos de voos devido a impactos nos sistemas das companhias aéreas, que poderão fornecer mais informações sobre o assunto". A concessionária orientou os passageiros com viagem agendada que verifiquem o status do voo diretamente com a companhia aérea.

Impacto no mundo

Passageiros de aeroportos de diferentes países divulgaram nas redes sociais fotos de cartões de embarque escritos à mão. "Embora tenhamos medo de que os robôs tomem conta de nós, o que conseguimos foi um cartão de embarque parecido com a passagem de ônibus dos anos 90", disse o turco Tufan Poyraz, que viajaria pela Ryanair. 

Apps de Bancos têm instabilidade no Brasil após apagão cibernético no mundo
Usuários relatam problemas para acessar serviços bancários no Brasil

Apagão cibernético afeta empresas e atrasa voos em vários países
Microsoft relata falha em serviços que afeta usuários no mundo todo

"A interrupção da Microsoft/CrowdStrike derrubou a maioria dos aeroportos da Índia. Recebi meu primeiro cartão de embarque escrito à mão hoje 😅", contou Akshay Kothari, que tinha um voo entre as cidades indianas de Hyderabad e Calcutá.

A situação ocorre após a Microsoft informar, nesta sexta-feira (19.07), que uma falha impede a utilização de softwares e serviços da companhia. O problema tem afetado empresas e usuários no mundo todo. 

 

Economia