MENU

BUSCA

CrowdStrike implementa correção para problema que causou apagão global de tecnologia

A Microsoft disse separadamente que havia resolvido a causa subjacente da interrupção de seus aplicativos e serviços

Reuters

(Deborah Sophia em Bengaluru/Reuters) - A empresa de segurança cibernética CrowdStrike implementou uma correção para um problema que desencadeou um grande apagão tecnológico, afetando setores que vão desde companhias aéreas a bancos e saúde em todo o mundo, disse o presidente-executivo da empresa nesta sexta-feira.

A Microsoft disse separadamente que havia resolvido a causa subjacente da interrupção de seus aplicativos e serviços 365, incluindo Teams e OneDrive, mas o impacto residual estava afetando alguns serviços.

VEJA MAIS

Apagão cibernético afeta empresas e atrasa voos em vários países
Microsoft relata falha em serviços que afeta usuários no mundo todo

Apps de Bancos têm instabilidade no Brasil após apagão cibernético no mundo
Usuários relatam problemas para acessar serviços bancários no Brasil

Entenda o que é CrowdStrike Falcon, software responsável por apagão cibernético
Atualização na plataforma Falcon, da CrowdStrike, interrompe serviços essenciais em diversos países

"Este não é um incidente de segurança ou ataque cibernético. O problema foi identificado, isolado e uma correção foi implementada", disse o presidente-executivo da CrowdStrike, George Kurtz, em um post na plataforma de rede social X.

O problema foi causado por um defeito encontrado em uma única atualização de conteúdo para hosts Microsoft Windows, disse Kurtz, acrescentando que os hosts Mac e Linux não foram afetados.

As ações da CrowdStrike caíram quase 12% nas negociações pré-mercado, enquanto a Microsoft caiu 1,4%.

Um enorme apagão de TI estava afetando as operações em empresas de vários setores na sexta-feira, com importantes companhias aéreas suspendendo voos, algumas emissoras fora do ar e setores que variam de bancos a saúde atingidos por problemas no sistema.

"Lamentamos profundamente o impacto que causamos aos clientes, aos viajantes e a qualquer pessoa afetada por isso, inclusive nossa empresa", afirmou Kurtz ao programa "Today", da NBC News.

"Muitos dos clientes estão reiniciando o sistema, e ele está sendo recuperado e estará operacional", disse Kurtz. "Pode levar algum tempo para alguns sistemas que não se recuperarão automaticamente."

O software "Falcon Sensor" da CrowdStrike estava fazendo com que o Microsoft Windows travasse e exibisse uma tela azul, de acordo com um alerta enviado pela CrowdStrike anteriormente a seus clientes e analisado pela Reuters.

O setor de viagens foi um dos mais atingidos, com aeroportos de todo o mundo relatando atrasos e problemas em seus sistemas de rede, enquanto bancos e instituições financeiras da Austrália, Índia e África do Sul alertaram os clientes sobre interrupções em seus serviços.

Mundo