Anatel libera sinal 5G para Castanhal, no Pará
As localidades que tiveram liberação nesta segunda estão distribuídas em 23 estados
Castanhal, no Pará, e outros 346 municípios brasileiros passaram a ter autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) para transmitir o sinal da nova rede 5G puro da faixa 3.5GHz, a partir desta segunda-feira (27). Com essa decisão, tomada durante reunião realizada na última quinta-feira (23) pelo Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), o Brasil soma 487 localidades com a liberação do 5G. Juntas elas possuem 86 milhões de habitantes (40% da população).
As localidades que tiveram liberação nesta segunda estão distribuídas em 23 estados. São eles:
- Minas Gerais (50 cidades)
- Goiás (48)
- Rio Grande do Sul (33)
- Paraná (32)
- Santa Catarina (21)
- Ceará (18)
- Bahia (17)
- Rio de Janeiro (15)
- Rio Grande do Norte (14)
- São Paulo (13)
- Maranhão (13)
- Amazônia (12)
- Piauí (12)
- Alagoas (11)
- Tocantins (9)
- Pernambuco (9)
- Paraíba (6)
- Roraima (4)
- Mato Grosso (3)
- Sergipe (3)
- Amapá (2)
- Rondônia (1)
- Pará (1)
A liberação não quer dizer que os municípios já terão o sinal ligado. As prestadoras que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz precisam solicitar à Anatel o licenciamento e ativações de estações de 5G nessas localidades. O prazo para as operadoras ativarem o sinal aos clientes é extenso e obedece um cronograma estabelecido pela Anatel, que considera o número de habitantes das cidades.
VEJA MAIS
No caso de municípios com população igual ou superior a 30 mil habitantes (1.174 municípios), por exemplo, o cronograma de atendimento estabelece metas ano a ano até 2029. Para 2023, até 31 de julho, as empresas terão que ampliar a quantidade de antenas nas capitais dos estados e no Distrito Federal, com no mínimo uma antena para cada 50 mil habitantes, conforme o compromisso firmado.
Operadora já ativou 5G
A operadora Claro informou à reportagem de O Liberal que já oferece o 5G em três bairros de Castanhal desde o dia 30 de janeiro, mas agora, deve ampliar o sinal.
“No último dia 30 de janeiro, a Claro começou a disponibilizar a tecnologia em Ananindeua, Castanhal e Vigia. Ananindeua, em regiões dos bairros dos Coqueiro, Icuí Guajará e Quarenta Horas, Águas Lindas e Atalaia. Castanhal, em regiões dos bairros dos Betânia, Ianetama e Jaderlândia. Vigia, em regiões do Centro. Essa é apenas a fase inicial. A Claro continuará expandindo a rede e chegará a outras áreas do Pará e do Brasil, conforme planejamento estratégico da empresa e liberação das frequências pelos órgãos oficiais”, disse a operadora Claro.
A Vivo ainda não transmite o 5G em Castanhal, mas afirmou que brevemente o sinal chegará conforme houver viabilidade e demanda no município, seguindo o calendário das entidades reguladoras.
“A companhia seguirá a expansão de acordo com o cronograma da Anatel e Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência (Gaispi). Assim como ocorreu nas gerações anteriores, a expansão da rede 5G para outras regiões é gradual e evolui de acordo com capacidades técnicas, demanda e autorizações para instalações de antenas”, diz a nota enviada à reportagem.
A operadora Tim também foi procurada, mas até a publicação desta matéria não tivemos retorno da empresa de telefonia brasileira.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA