CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Acesso à internet: Pará é o terceiro estado com menor índice de conectividade do Brasil

Dados fazem parte do bloco de dados do Censo Demográfico 2022: Características dos Domicílios, divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira

O Liberal
fonte

O Pará é o terceiro estado com menor índice de conectividade de internet no Brasil, segundo o bloco de dados do Censo Demográfico 2022: Características dos Domicílios, divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta quinta-feira (12.12). Em todo o território paraense, 77,63% dos domicílios (1.897.361) possuem acesso à internet, índice superior apenas ao do Acre (74,79%) e do Maranhão (77,09%).

Além disso, Breves, no Marajó, possui 51,1% de moradores residindo em domicílios particulares com acesso à internet - o menor percentual entre todos os municípios do Brasil com mais de 100 mil habitantes. 

image Apenas 14,58% dos municípios do Pará têm antenas compatíveis com ‘5G puro’
Percentual do estado está abaixo da média nacional, que é de 18%.

image Antenas de internet via satélite facilitam conectividade em regiões mais remotas da Amazônia 
Dados da Anatel mostram que  697 dos 772 municípios da Amazônia Legal usam serviços da Starlink

No cenário nacional, nove a cada dez brasileiros (89,4%) vivem em domicílios com acesso à internet. Os entes federativos com melhores resultados foram Distrito Federal (94,73%), seguido de Santa Catarina (92,54%) e São Paulo (90,71%). 

Os estados da região Norte e Nordeste, com exceção de Rondônia (91,6%), têm uma média de acesso domiciliar menor que a média geral brasileira. Em 33 municípios, o acesso domiciliar à internet não chegava a 50%, sendo que 32 deles estão na região Norte.

“Tem uma desigualdade regional bastante expressiva, em especial a região no Norte e Nordeste apresentando, de modo geral, proporções maiores de indicadores relacionados a precariedade do domicílio”, declarou o analista da divulgação do Censo, Bruno Mandelli.

Melhores índices do Pará

No caso do Pará, os municípios de Canaã dos Carajás (93,16%), Parauapebas (91,49%), Redenção (89,94%) e Xinguara (88,76%) lideram o ranking de conectividade no estado. Na Região Metropolitana de Belém, destacam-se Ananindeua (88,54%) e Belém (87,4%).

 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA