Desaparecidos: saiba qual o órgão responsável pela busca de pessoas sumidas
Para tratamento dos casos de desaparecidos existem órgãos responsáveis que apuram e exercem táticas com objetivo de localizarem a pessoa o mais breve possível e em segurança
Entende-se como desaparecimento o sumiço repentino de uma pessoa, sem qualquer aviso para familiares, amigos ou conhecidos. A pessoa passa a ser considerada como desaparecida a partir do momento que não é possível localizá-la nos prováveis lugares em que costuma frequentar ou quando não há sinais de seu paradeiro de forma alguma.
Para tratamento desses casos de desaparecidos existem órgãos responsáveis que apuram e exercem táticas com objetivo de localizarem a pessoa o mais breve possível e em segurança.
VEJA MAIS
Qual o órgão responsável pela busca de pessoas desaparecidas?
O órgão responsável pela resolução desses casos é a Polícia Civil, disponibilizando, obrigatoriamente, seus meios de buscas para tentar localizar o desaparecido em questão. Para a investigação ser eficaz, a recomendação é que a família do desaparecido procure a delegacia mais próxima para registre um Boletim de Ocorrência (B.O) logo após o sumiço do indivíduo, sem ter que esperar algum tempo estipulado.
Em casos de desaparecimento de adolescentes, estes são regidos pela Lei Nº 11.259, DE 30 DE DEZEMBRO DE 2005, a chamada “Lei de Busca Imediata”, que determina a investigação imediata em caso de sumiço de pessoas desta faixa etária.
Ongs
Além das autoridades policiais, existem organizações não governamentais e grupos de apoio, como o Projeto Mães da Sé, que desempenham um papel fundamental ao oferecer suporte e assistência às famílias de pessoas desaparecidas. Essas organizações trabalham em colaboração com as autoridades policiais para localizar indivíduos desaparecidos.
(*Gabriel Bentes, estagiário de jornalismo, sob supervisão coordenadora de OLiberal.com, Heloá Canali)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA