MENU

BUSCA

Telescópio James Webb encontra a galáxia mais antiga e mais distante descoberta; veja imagem

A galáxia JADES-GS-z14-0 foi formada 290 milhões de anos após o Big Bang

Lívia Ximenes

O telescópio James Webb, da Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa), encontrou a galáxia mais antiga e mais distante descoberta pelos astrônomos. A JADES-GS-z14-0, formada 290 milhões de anos após o Big Bang, é extremamente brilhante - o que possibilita a observação mesmo a longa distância.

VEJA MAIS

As observações feitas pelo telescópio também apontam a presença de gás ionizado em forma de linhas brilhantes, com emissão de hidrogênio e oxigênio. Esse fator destaca que diversas gerações de estrelas já viveram e morreram antes de serem observadas.

Na astronomia, ao observar de longe, o olhar vai para o que aconteceu no passado. A luz do Sol, por exemplo, leva oito minutos para chegar ao planeta Terra e o que se vê do astro é como ele era há oito minutos. Assim, supõe-se que a luz da galáxia JADES-GS-z14-0 levou mais de 13,5 bilhões de anos para chegar ao planeta azul. O Big Bang, segundo os astrônomos, aconteceu há cerca de 13,8 bilhões de anos.

VEJA MAIS

O que uma tempestade solar causa? Entenda o fênomeno que atinge a Terra neste final de semana; vídeo
O alerta de tempestade geomagnética foi emitido pelo Centro de Previsão de Clima Espacial dos Estados Unidos (Space Wather Prediction Center - SWPC)

Nasa faz homenagem a Pelé ‘colorindo’ galáxia em verde e amarela: ‘Para o rei do jogo bonito’
O Rei Pelé morreu na tarde desta quinta-feira (29) aos 82 anos

Parque com acervo da Nasa, em Santa Catarina, terá o maior número de peças da agência fora dos EUA
O espaço contará com mais de 300 itens originais da agência espacial norte-americana e uma réplica do foguete Saturno V, que levou o homem à Lua

Lançado em dezembro de 2021, James Webb utiliza o espectro infravermelho para detectar e captar imagens. Quando o brilho de galáxias distantes chega à Terra, a luz é deslocada para o espectro infravermelho pela expansão do universo - e, dessa forma, o equipamento trabalha. No programa JWST Advanced Deep Extragalactic Survey (JADES), o telescópio é usado para explorar a Aurora Cósmica, período de nascimento das primeiras galáxias.

(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão da coordenadora de Oliberal.com, Heloá Canali)

Curiosidades