Molhou o sapato na chuva? Saiba como tirar o 'chulé' com sal de cozinha

Conheça algumas dicas sobre como evitar o descolamento e o surgimento de bactérias nos calçados durante o período chuvoso

Victoria Rodrigues

O inverno amazônico é o período característico em que as chuvas na capital paraense mais se intensificam, e com elas, surge outro problema, os tênis e sapatos molhados. Porém, deixá-los úmidos por muito tempo pode gerar diversas consequências, como, por exemplo: o descolamento do sapato e, principalmente, o mau cheiro que abre espaço para o surgimento e a proliferação de bactérias.

Nessa perspectiva, uma das receitas caseiras mais eficientes e baratas que podem acabar com esse problema é a utilização do sal e do amido de milho, popularmente conhecido como “maisena”. Para fazê-la, é necessário passar uma boa quantidade da mistura dos produtos no calçado e deixar agir por pelo menos 24h. Após esse período, recomenda-se limpá-lo e verificar se, realmente, o mau cheiro sumiu.

A explicação do sal nesse processo deve-se ao fato de que, além de sua importante utilização na cozinha, ele também possui propriedades químicas específicas voltadas para a desinfecção, remoção de manchas e eliminação de ferrugens. Assim, o sal pode ajudar a reduzir a umidade e tem propriedades antibacterianas (através do efeito osmótico que desidrata as bactérias), o que pode contribuir para a desinfecção e a redução do odor. Já o amido de milho, considerado altamente absorvente pela sua textura, ainda é apontado por especialistas como uma substância naturalmente abrasiva que reduz a fricção e possui PH neutro, suave para os materiais do calçado. Contudo, vale lembrar que a eficácia pode variar dependendo da origem do odor e do material do calçado.

VEJA MAIS

image Molhou o tênis ou sapato na chuva? Veja como secar os calçados mais rápido no inverno amazônico
Para evitar no período do 'inverno amazônico', confira algumas dicas práticas para secar seus calçados mais rápido e eficiente

image Inverno amazônico em Belém deve ir até maio, com pancadas de chuva e trovoadas em fevereiro e março
Previsão climática aponta chuvas dentro da média e impactos previstos em regiões específicas

Veja outras dicas de como tirar o mau cheiro dos sapatos

Retire o excesso de água

Para secar rapidamente os calçados molhados, a primeira dica considerada ideal para conseguir realizar esse processo é retirar o excesso de líquido com um pedaço de tecido ou guardanapo de papel para absorver o máximo de água possível.

Utilize o arroz como absorvente natural

Poucas pessoas sabem, mas o arroz é um aliado poderoso quando se trata da utilização de um absorvente natural. Para realizar essa técnica de secagem, é necessário encher uma bacia ou caixa com arroz cru e mergulhar o par de sapatos dentro do recipiente. Depois, é só deixar agir por algumas horas ou durante à noite.

Coloque no sol, mas com cuidado!

Outra forma de secagem natural é a exposição dos calçados ao sol, porém é preciso ter muito cuidado, se esse procedimento durar por longos períodos ou em um horário de 12h, por exemplo, pode terminar danificando o material do sapato.

(Victoria Rodrigues, estagiária de Jornalismo, sob supervisão de Vanessa Pinheiro, editor web de oliberal.com)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Variedades
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!