Halloween: saiba onde surgiu o Dia das Bruxas
Celebrado no dia 31 de outubro, o Halloween é uma data comemorativa, principalmente nos Estados Unidos, onde crianças vão as ruas para pedir doces; entretanto, a sua origem remete a um festival celta, que marca a chegada do inverno
O Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma data comemorativa, celebrada no dia 31 de outubro, principalmente nos Estados Unidos. O dia ganhou popularidade no mundo inteiro, mesmo que em menor escala. No Brasil, o período é utilizado principalmente como tema para festas e eventos. Diferente do carnaval, as fantasias de Halloween costumam remeter ao terror, sendo utilizadas bruxas, demônios, vampiros, entre outros.
VEJA MAIS
Nesta época do ano, lanternas feitas de abóboras decoram as casas e doces são distribuídos para as crianças, que batem de porta em porta, em uma tradição semelhante ao Dia de São Cosme e Damião, no Brasil. A única diferença é que, caso os moradores não tenham doces para as crianças, podem estar sujeitos a sofrer as mais diversas travessuras.
Onde surgiu o Halloween?
Acredita-se que o Halloween seja uma herança de antigos festivais celtas, conhecidos como Samhain. Estas celebrações marcavam a chegada do inverno, época em que este povo acreditava ser o momento de aproximação entre o mundo físico e o mundo dos mortos.
No início do inverno, os mortos voltariam para visitar suas casas e as assombrações amaldiçoavam a agricultura e os animais, acreditavam os celtas. Símbolos utilizados por essas populações, com o objetivo de afastar maus espíritos, foram incorporados pela data comemorativa.
Apesar de ser uma celebração pagã, o Halloween recebeu esse nome após sua cristianização, realizada pela Igreja Católica. O seu nome faz referência a véspera do Dia de Todos os Santos, comemorado no dia 1 de novembro.
(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)