Casais LAT: Entenda o novo modelo de relacionamento que vem ganhando destaque
Para esse tipo de casal, viver em lares separados é uma opção, que prevalece independente de dinheiro, status ou emprego.
Todos já escutaram o ditado "quem casa, quer casa" pelo menos uma vez na vida. No entanto, uma nova dinâmica amorosa oposta a esse conceito vem sendo adotada por muitos ao redor do mundo, principalmente na Europa. São os chamados ‘casais LAT’, pessoas que estão em uma relação estável, mas que vivem separadas.
A sigla ‘LAT’ significa ‘Living Apart Together’, em tradução para o português, “vivendo juntos, mas em casas separadas”. Apesar das semelhanças com um “namoro”, para esse tipo de casal, viver em lares separados é uma opção, que prevalece independente de dinheiro, status ou emprego.
Segundo os entusiastas, a dinâmica de relação tem como benefício evitar brigas e manter o relacionamento saudável. Com a separação física, os desentendimentos relacionados à rotina, privacidade e tarefas domésticas também se tornam menos frequentes.
"Eu vejo isso como uma possível tendência crescente, pois os solteiros procuram maneiras de se conectar que não lhes custarão seu estilo de vida ou modo de vida preferido", afirmou a especialista em relacionamentos Sherris Sims Allen, em entrevista à revista americana 'Brides'.
VEJA MAIS
De acordo com um estudo publicado pela agência ‘Statistics Canada’, os relacionamentos LAT são comuns em países da Europa Ocidental, América do Norte e Austrália.
Segundo a pesquisa, 10% dos casais na França adotaram esse novo modelo de relacionamento. Nos Estados Unidos, por sua vez, aproximadamente 2 milhões de pessoas estão em relacionamentos LAT, número semelhante ao do Reino Unido.
No Brasil, alguns casais de famosos já optaram por viver em tetos diferentes, como o jogador de futebol David Beckham e a cantora Victoria Beckham, e também os atores Luisa Arraes e Caio Blat.
(*Beatriz Rodrigues, estagiária sob supervisão de Enderson Oliveira, editor de OLiberal.com)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA